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Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial - 2012

  PE - PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO DE SANTO AGOSTINHO

  CNPJ : 11294402000162

  SIAFI : 982357

  Cadastro de

  Nome do Plano : Plano Capitalizado

 
QUADRO 1 - Dados do Regime Próprio de Previdência - RPP
 
1.1 Avaliação Atuarial
 
Data da Avaliação: 2/1/2012
Data-Base: 30/12/2011
 
Descrição da População Coberta: Servidores Ativos com data de admissão posterior a 26/09/05, Inativos e Pensionistas decorrentes deste grupo, conforme previsto na Lei Municipal nº 2.273, de 01 de janeiro de 2005.
 
Obs: Data da Avaliação deve ser maior que a Data-Base
Data-Base: data de extração das informações cadastrais
 
1.2 Plano de Benefícios, Regime Financeiro e Método de Financiamento
Benefícios do Plano Regime
Financeiro *
Método **
Sim  Aposentadorias por Idade, Tempo de
 Contribuição e Compulsória
CAP IEN
Sim  Aposentadoria por Invalidez RCC
Sim  Pensão por Morte de segurado Ativo RCC
Sim  Pensão por Morte de Aposentado por Idade,
 Tempo de Contribuição e Compulsória
CAP IEN
Sim  Pensão por Morte de Aposentado
 por Invalidez
RCC
Sim  Auxílio-doença RS
Sim  Salário-maternidade RS
Sim  Auxílio-reclusão RCC
Sim  Salário-família RS
* Regime Financeiro
RCC = Repartição de Capitais de Cobertura
RS = Repartição Simples
CAP = Capitalização

** Método de Financiamento
UC = Crédito Unitário
PUC = Crédito Unitário Projetado
PNI = Prêmio Nivelado Individual
IEN = Idade de Entrada Normal

QUADRO 2 - Hipóteses
2.1 Hipóteses Financeiras
Hipóteses Valores
 Taxa de Juros Real 6,00
 Taxa Real de Crescimento do Salário por Mérito 1,00
 Projeção de Crescimento Real do Salário por Produtividade 0,00
 Projeção de Crescimento Real dos Benefícios do Plano 0,00
 Fator de Determinação do valor real ao longo do tempo Dos Salários 100,00
 Fator de Determinação do valor real ao longo do tempo Dos Benefícios 100,00
 
2.2 Hipóteses Biométricas
Hipóteses Valores
 Novos Entrados * Crescimento até atingir número atual de ativos
 Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador morte) at-49
 Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador sobrevivência) Outros
 Tábua de Mortalidade de Inválido ** Outros
 Tábua de Entrada em Invalidez *** alvaro
 Tábua de Morbidez
 Outras Tábuas utilizadas
 Composição Familiar  Informações contidas nos bancos de dados.
* Descrever a hipótese de comportamento da contratação de novos servidores.
** Tábua de Mortalidade de Inválido EIAPC = Experiência IAPC
*** Tábua de Entrada em Invalidez AV = Álvaro Vindas

QUADRO 3 - Resultados
3.1 Valores
Campos Valores da avaliação atuarial em R$ *
Benefícios - Regime de Capitalização Benefícios - Regime de Repartição
 Ativo do Plano 26.165.573,16
 Valor Atual dos Salários Futuros 346.691.387,97
 Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) 74.346.504,04
 Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios concedidos) 1.646.164,61
 Valor Atual das ContribuiçõesFuturas do Ente(Benefícios Concedidos) 0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista
 (Benefícios Concedidos)
0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) 31.385.349,80
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) 27.378.840,46
 Valor Atual da Compensação Financeira a Receber 1.847.002,09
 Valor Atual da Compensação Financeira a Pagar 0,00
 Resultado Atuarial: (+) Superávit / (-) Déficit + 10.784.096,86
* Preencha os valores com centavos sem vírgulas. Por exemplo: Para 1.593,75 deve ser
informado 159375
 
Observações
Qtd. de caracteres


3.2 Plano de Custeio - Alíquotas de Equilíbrio Definidas na Avaliação Atuarial
Contribuinte Custo Normal * Custo Suplementar *
 Ente Público 12,66 0,00
 Servidor Ativo 11,00 0,00
 Servidor Aposentado 11,00 0,00
 Pensionista 11,00 0,00
 Base de Incidência das Contribuições do Ente Público ** FRAPAP FRA
Observações
Qtd. de caracteres


* Caso haja segregação das alíquotas de contribuição por faixa salarial, idade ou outros critérios,
tal divisão deverá ser detalhada no paracer atuarial.

** Base de Incidência
FRA = Folha de remuneração dos ativos
FRA - PA = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados
FRA - PAP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados e pensionistas
FRA - PP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos pensionistas
FPA = Folha de Proventos dos aposentados
FPP = Folha de proventos dos pensionistas
FPAP = Folha de proventos dos aposentados e dos pensionistas
 
3.3 Plano de Custeio por Benefício - Alíquotas de Equilíbrio Definidas na Avaliação Atuarial
Benefício Custo Normal * Custo Suplementar *
 Aposentadoria por Idade, Tempo de Contribuição e Compulsória 13,35 0,00
 Aposentadoria por Invalidez 1,48 0,00
 Pensão por Morte de Segurado Ativo 3,12 0,00
 Pensão por Morte de Aposentado por Idade, Tempo de Contribuição e Compulsória 1,95 0,00
 Pensão por Morte de Aposentado por Invalidez 0,17 0,00
 Auxílio Doença 0,99 0,00
 Salário Maternidade 0,42 0,00
 Auxílio Reclusão 0,01 0,00
 Salário Família 0,17 0,00
 Base de Incidência das Contribuições ** FRAPAP FRA
* Caso haja segregação das alíquotas de contribuição por faixa salarial, idade ou outros critérios,
tal divisão deverá ser detalhada no paracer atuarial.

** Base de Incidência
FRA = Folha de remuneração dos ativos
FRA - PA = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados
FRA - PAP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados e pensionistas
FRA - PP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos pensionistas
FPA = Folha de Proventos dos aposentados
FPP = Folha de proventos dos pensionistas
FPAP = Folha de proventos dos aposentados e dos pensionistas
 
QUADRO 4 - Estatísticas
Situação da População Coberta Quantidade Remuneração Média (R$) * Idade Média
Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino
Ativos 1518 632 1.037,73 1.168,26 35 35
Aposentados por Tempo de Contribuição 0 0 0,00 0,00 0 0
Aposentados por Idade 0 0 0,00 0,00 0 0
Aposentados Compulsória 0 1 0,00 622,00 0 70
Aposentados por Invalidez 0 0 0,00 0,00 0 0
Pensionistas 3 1 2.128,80 715,10 6 3
* Preencha os valores com centavos sem vírgulas. Por exemplo: Para 1.593,75 deve ser
informado 159375
 
QUADRO 5 - Projeção Atuarial
Ano Receita Despesas Saldo
2012 0,00  0,00  0,00 
2013 7.166.914,96  692.595,06  43.683.733,75 
2014 8.158.719,72  841.929,37  53.621.548,12 
2015 8.543.111,47  953.186,49  64.428.765,99 
2016 8.816.198,98  1.063.469,27  76.047.221,66 
2017 8.937.067,60  1.169.867,17  88.377.255,39 
2018 9.208.269,29  1.308.137,92  101.580.022,08 
2019 9.507.336,66  1.475.321,48  115.706.838,59 
2020 9.786.237,08  1.621.873,32  130.813.612,66 
2021 10.042.549,19  1.806.926,62  146.898.051,99 
2022 10.391.538,82  2.037.642,52  164.065.831,41 
2023 10.636.001,91  2.207.620,04  182.338.163,16 
2024 10.959.122,36  2.473.068,10  201.764.507,21 
2025 11.168.674,95  2.700.326,18  222.338.726,42 
2026 11.422.470,31  2.917.873,46  244.183.646,85 
2027 11.588.442,88  3.155.159,66  267.267.948,88 
2028 11.740.621,87  3.518.466,78  291.526.180,91 
2029 11.903.999,78  3.851.168,07  317.070.583,47 
2030 12.011.926,96  5.459.456,34  342.647.289,10 
2031 12.106.661,16  7.207.192,56  368.105.595,04 
2032 12.205.003,74  8.451.216,14  393.945.718,35 
2033 12.247.426,53  11.263.421,43  418.566.466,55 
2034 12.238.311,89  15.190.690,75  440.728.075,68 
2035 12.267.802,41  17.151.465,86  462.288.096,77 
2036 12.294.920,47  19.109.070,33  483.211.232,72 
2037 12.300.030,88  21.370.171,95  503.133.765,61 
2038 12.299.578,15  23.421.391,52  522.199.978,18 
2039 12.271.668,99  25.728.469,53  540.075.176,33 
2040 12.265.466,11  27.592.767,28  557.152.385,74 
2041 12.261.859,76  29.534.335,13  573.309.053,51 
2042 12.243.064,22  31.876.377,19  588.074.283,75 
2043 12.226.712,20  33.670.175,44  601.915.277,54 
2044 12.231.625,29  35.080.641,12  615.181.178,36 
2045 12.234.167,28  36.628.684,54  627.697.531,80 
2046 12.235.277,75  38.268.050,51  639.326.610,95 
2047 12.228.799,71  39.483.381,09  650.431.626,23 
2048 12.242.142,12  40.558.021,73  661.141.644,19 
2049 12.248.125,80  41.695.259,64  671.363.009,00 
2050 12.262.655,27  42.882.456,37  681.024.988,44 
2051 12.265.924,19  44.253.143,63  689.899.268,31 
2052 12.262.676,39  45.220.301,90  698.335.598,90 
2053 12.281.552,33  46.864.955,35  705.652.331,81 
2054 12.261.223,03  48.540.189,90  711.712.504,85 
2055 12.230.445,00  49.443.251,91  717.202.448,23 
2056 12.229.203,21  50.014.392,28  722.449.406,05 
2057 12.242.422,06  50.339.514,83  727.699.277,65 
2058 12.266.672,14  50.577.191,23  733.050.715,22 
2059 12.293.298,25  50.885.480,45  738.441.575,93 
2060 12.311.384,65  51.120.512,23  743.938.942,90 
2061 12.331.747,08  51.574.615,26  749.332.411,30 
2062 12.337.193,83  51.689.929,81  754.939.620,00 
2063 12.358.919,74  52.307.875,92  760.287.041,02 
2064 12.347.168,55  52.354.518,94  765.896.913,09 
2065 12.364.439,41  52.686.659,70  771.528.507,58 
2066 12.362.431,73  52.687.874,46  777.494.775,31 
2067 12.374.941,56  52.987.747,29  783.531.656,10 
2068 12.365.218,25  52.825.997,78  790.082.775,93 
2069 12.382.880,09  53.090.647,36  796.779.975,22 
2070 12.373.980,54  52.833.418,30  804.127.335,97 
2071 12.393.881,08  53.181.818,75  811.587.038,46 
2072 12.372.680,39  53.272.728,39  819.382.212,77 
2073 12.370.829,63  53.438.869,24  827.477.105,92 
2074 12.364.827,79  53.834.530,66  835.656.029,41 
2075 12.345.971,11  54.688.181,91  843.453.180,37 
2076 12.292.469,20  54.398.420,23  851.954.420,16 
2077 12.307.086,94  54.357.397,87  861.021.374,44 
2078 12.299.998,95  54.315.251,40  870.667.404,46 
2079 12.291.561,29  53.970.224,81  881.228.785,21 
2080 12.303.444,22  53.813.894,84  892.592.061,70 
2081 12.300.225,81  53.713.970,69  904.733.840,52 
2082 12.296.879,90  53.268.537,64  918.046.213,22 
2083 12.317.145,69  53.121.039,21  932.325.092,49 
2084 12.317.949,19  53.152.643,04  947.429.904,19 
2085 12.309.844,58  52.952.382,24  963.633.160,78 
2086 12.318.079,60  52.805.592,56  980.963.637,47 
 
QUADRO 6 - Parecer Atuarial
Com a finalidade de garantir a cobertura financeira dos benefícios previdenciários, o Município de Cabo de Santo Agostinho e seus servidores vertem contribuições mensais para um Fundo Previdenciário. A Lei Municipal nº 2.273, de 27 de setembro de 2005, criou o Fundo Previdenciário Municipal o para custear as despesas previdenciárias dos servidores admitidos a partir de 27/set/05, data de publicação da referida Lei e o Fundo Financeiro para custear as despesas previdenciárias dos servidores admitidos até esta data e os aposentados e pensionistas à época da avaliação atuarial. Com esta segmentação, o grupo de servidores admitidos após a data de corte está vinculado a um Fundo capitalizado e equilibrado atuarialmente. Os demais participantes estão vinculados a um Fundo financeiro, em Regime de Repartição Simples que, por estar em extinção, não recebe novas inscrições de participantes. Seguindo-se, então, os ditames da Lei n° 9.717/98 e Portarias MPS nºs. 204/08, 402/08 e 403/08, foi realizada avaliação atuarial para revisão do plano de custeio e de benefícios do Fundo Previdenciário Municipal. As bases técnicas utilizadas foram eleitas pelo atuário responsável, sendo estas aderentes às características da massa de participantes: • taxa de juros real utilizada nas projeções contidas nesta avaliação foi de 6% ao ano; • tábuas biométricas utilizadas foram escolhidas em função do evento gerador: • Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador sobrevivência) – IBGE-2009; • Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador morte) – AT 49 (male e female); • Tábua de Entrada em Invalidez – ÁLVARO VINDAS; e • Tábua de Mortalidade de Inválidos – IBGE - 2009. • probabilidade de deixar um dependente vitalício em caso de morte, cálculo da proporção de servidores casados, por idade, com base nas informações apuradas no banco de dados do Município, utilizando esta proporção como fator de probabilidade; • crescimento salarial considerado foi de 1% ao ano; • taxa de rotatividade considerada foi de 1% ao ano; • custo administrativo considerado neste estudo corresponde a 2,00% do total da remuneração dos servidores ativos do Município; • Idade média de aposentadoria projetada – Feminina 58 anos; e • Idade média de aposentadoria projetada – Masculino 63 anos. Para a hipótese “crescimento salarial”, utilizou-se a estimativa da evolução salarial do servidor ativo a cada ano de serviço no Município através do banco de dados recebido. Para tanto, estimou-se o crescimento salarial do servidor em 0,97% a cada ano de trabalho no Município, logo, considerou-se o crescimento real mínimo de 1,00% do salário, estabelecido pela Portaria nº. 403/2008. Da mesma forma que foi avaliado o crescimento salarial, avaliou-se também o crescimento de benefícios, considerando o tempo de recebimento de beneficio de aposentadoria e o benefício médio. Esta análise mostrou, segundo o estudo de análise de regressão que o crescimento real do benefício é muito próximo de zero, sendo então considerado este parâmetro. O primeiro quadro abaixo apresenta os valores de benefício médio em relação ao tempo médio. A rentabilidade anual líquida auferida pelo plano de benefícios foi de 6,51%, considerando como índice de correção o INPC. Sendo a meta estabelecida na política de investimentos para as aplicações dos recursos do RPPS igual ao máximo permitido pela legislação (6,00%), optou-se por mantê-la neste patamar para o ano de 2012, sob a hipótese de redução no parâmetro de hipótese de rentabilidade real utilizada no cálculo atuarial no exercício seguinte caso a rentabilidade real se mantenha neste patamar. O segundo quadro abaixo apresenta a memória de cálculo utilizada para apuração deste parâmetro da avaliação atuarial. Diante da inexistência ou inconsistência de informações apresentadas nas bases de dados cadastrais encaminhadas pelo Município, foram adotadas premissas técnicas que visam reduzir seus efeitos nos resultados da avaliação atuarial. Tais inconsistências estão relacionadas à idade dos dependentes do titular, salário de participação, servidores casados sem data de nascimento do cônjuge, idade de aposentadoria, tipo de aposentadoria não especificado, ao tempo de serviço anterior ao ingresso no Município e valor do benefício do inativo e pensionista. A inexistência de informação referente ao tempo de serviço anterior a admissão no Município foi suprida pela premissa de que o servidor entrou no mercado de trabalho aos 24 anos. Sugerimos que seja feito um levantamento das informações inconsistentes até a próxima avaliação atuarial. A completa atualização da base cadastral será realizada ao longo de 2012. Conforme informações dos representantes do RPPS, as contribuições para o Fundo Previdenciário Municipal estão definidas da seguinte forma: • contribuições mensais dos servidores ativos: 11,00%, incidentes sobre a remuneração de contribuição; • contribuições mensais dos servidores inativos e pensionistas: 11,00% sobre a parcela das aposentadorias que excede o teto de benefício do INSS; • contribuições mensais dos aposentados e pensionistas portadores de doenças incapacitantes: 11,00% sobre a parcela das aposentadorias que excede o dobro do teto de benefício do INSS;e • contribuições mensais do Município: 17,42% sobre a remuneração de contribuição dos servidores ativos . A avaliação atuarial apurou que para o custeio do Plano de Benefícios é necessário que as contribuições dos servidores e do Governo Municipal somem 23,66% da folha de remuneração de contribuição dos servidores ativos, sendo a do servidor de no mínimo 11%, conforme Lei n.º 10.887, publicada em 21 de junho de 2004. Ainda demonstrou-se que as Reservas Matemáticas do Plano somam R$ 15.381.476,30, sendo a Reserva Matemática de Benefícios a Conceder de R$ 13.774.308,87, e a Reserva Matemática de Benefícios Concedidos de R$ 1.607.167,43. A evolução das Reservas Matemáticas nos próximos 12 meses se dará da forma apresentada no terceiro quadro abaixo. Atualmente, existem 2.150 servidores vinculados ao Fundo Previdenciário Municipal com data de admissão após 27/set/05, 1 aposentados e 4 pensionistas. O valor da Reserva Matemática necessária destes servidores é de R$ 15.381.476,30 e, como o Ativo Financeiro deste Fundo é de R$ 26.165.573,16, há um superávit de R$ 10.784.096,86. Em observância às normas do Ministério da Previdência Social foi alocado na conta “Ajuste de Resultado Atuarial Superavitário” todo o valor superavitário, visto que é inferior a 25% das Reservas Matemáticas. Como o Plano de Custeio praticado atualmente é maior que o Custo Normal apurado na Avaliação Atuarial, sugerimos então, que seja mantido, como a seguir: • contribuições mensais dos servidores ativos: 11,00%, incidentes sobre a remuneração de contribuição; • contribuições mensais dos servidores inativos e pensionistas: 11,00% sobre a parcela das aposentadorias que excede o teto de benefício do INSS; • contribuições mensais dos aposentados e pensionistas portadores de doenças incapacitantes: 11,00% sobre a parcela das aposentadorias que excede o dobro do teto de benefício do INSS;e • contribuições mensais do Município: 17,42% sobre a remuneração de contribuição dos servidores ativos. Este é o parecer.
Tempo de Aposentadoria Benefício Médio Tempo de Aposentadoria Benefício Médio
1 1.663,35 91.937,32
2 1.294,03 101.601,33
3 1.617,87 111.161,31
4 1.587,66 121.319,11
5 1.511,23 131.574,16
6 1.665,32 141.586,13
7 1.722,71 151.692,53
8 1.832,31 0,00
Rentabilidade Real no ano de 2011
Mês Receita financeira* Ativo* Proporção INPCRentabilidade real Fator de acumulação
JAN/11107.513,52 16.270.671,75 0,66%0,94%-0,28%0,997233813
FEV/11121.760,50 16.919.462,97 0,72%0,54%0,18%0,999015697
MAR/11173.688,52 18.402.685,47 0,94%0,66%0,28%1,001832528
ABR/11148.981,82 18.372.450,20 0,81%0,72%0,09%1,002736663
MAI/11221.926,21 19.199.019,63 1,16%0,57%0,58%1,008578646
JUN/11125.801,51 21.019.914,53 0,6%0,22%0,38%1,012387608
JUL/11172.300,46 20.862.623,41 0,83%0%0,83%1,020748726
AGO/11565.457,38 22.146.632,76 2,55%0,42%2,12%1,042432705
SET/11223.088,90 23.069.366,17 0,97%0,45%0,51%1,047798304
OUT/11240.230,41 24.811.523,39 0,97%0,32%0,65%1,054568689
NOV/11340.944,54 26.927.707,53 1,27%0,57%0,69%1,061868436
DEZ/11151.480,52 28.071.985,83 0,54%0,51%0,03%1,062181307
Rentabilidade acumulada 6,51%
Projeções Mês VASF VABF concedidos VACF concedidosPMBC VABF a concederVACF enteVACF ServidoresPMBaCVACompF a receberVACompF a pagar
0 346.691.387,97 1.646.164,610,001.646.164,6174.346.504,0431.385.349,8027.378.840,4615.582.313,781.847.002,090,00
1 348.803.594,50 1.730.917,270,001.730.917,2774.799.457,8131.576.564,0727.545.645,2015.677.248,541.942.094,860,00
2 350.915.801,02 1.815.669,940,001.815.669,9475.252.411,5831.767.778,3427.712.449,9315.772.183,312.037.187,630,00
3 353.028.007,55 1.900.422,600,001.900.422,6075.705.365,3531.958.992,6127.879.254,6715.867.118,072.132.280,390,00
4 355.140.214,07 1.985.175,270,001.985.175,2776.158.319,1232.150.206,8828.046.059,4115.962.052,832.227.373,160,00
5 357.252.420,60 2.069.927,930,002.069.927,9376.611.272,8932.341.421,1528.212.864,1416.056.987,602.322.465,930,00
6 359.364.627,12 2.154.680,600,002.154.680,6077.064.226,6632.532.635,4228.379.668,8816.151.922,362.417.558,700,00
7 361.476.833,65 2.239.433,260,002.239.433,2677.517.180,4332.723.849,6928.546.473,6116.246.857,122.512.651,470,00
8 363.589.040,18 2.324.185,930,002.324.185,9377.970.134,2032.915.063,9628.713.278,3516.341.791,892.607.744,230,00
9 365.701.246,70 2.408.938,590,002.408.938,5978.423.087,9633.106.278,2328.880.083,0916.436.726,652.702.837,000,00
10 367.813.453,23 2.493.691,260,002.493.691,2678.876.041,7333.297.492,5029.046.887,8216.531.661,412.797.929,770,00
11 369.925.659,75 2.578.443,920,002.578.443,9279.328.995,5033.488.706,7729.213.692,5616.626.596,182.893.022,540,00
12 372.037.866,28 2.663.196,590,002.663.196,5979.781.949,2733.679.921,0429.380.497,2916.721.530,942.988.115,310,00

QUADRO 7 - Certificado

Certifico para os devidos fins, que este Demonstrativo representa o Resumo do Cálculo Atuarial por mim realizado, sendo os resultados de minha inteira responsabilidade para quaisquer aspectos legais.

7.1 Atuário Responsável pela Avaliação
Nome: Adilson Costa
MIBA: 1032
CPF: 00682059706
Correio eletrônico: GEPEV@CAIXA.GOV.BR
Telefone: (061) 32069968
Data: 20/7/2018
Assinatura: _____________________________

Certifico para os devidos fins, que este é o Demonstrativo Oficial, referente ao exercício em questão, estando ciente das informações repassadas pelo atuário responsável técnico.

7.2 Representante Legal do RPPS
Nome: Celia Veronica Emidio
Cargo: Presidente
CPF: 04502051349
Correio eletrônico: celia.emidio@cabo.pe.gov.br
Telefone: (081) 35216605
Data: 20/7/2018
Assinatura: _____________________________

Avisos:
O preenchimento do campo "Descrição da População Coberta" é obrigatório
O campo "Taxa de Juros Real" deve ter valor maior que 0 e menor que 6
O campo "Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O preenchimento do campo "Valor Atual do Resultado Atuarial - Capitalização" é obrigatório
O campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Receita" do ano 2012 da Projeção Atuarial não pode ser menor ou igual a zero
O campo "Despesas" do ano 2012 da Projeção Atuarial não pode ser menor ou igual a zero
Foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) - Repartição" não foi preenchido
Foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios concedidos) - Repartição" não foi preenchido
Foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios concedidos) - Repartição" não foi preenchido
Foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios concedidos) - Repartição" não foi preenchido
Foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a conceder) - Repartição" não foi preenchido
Foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a conceder) - Repartição" não foi preenchido
Foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual da Compensação Financeira a Receber - Repartição" não foi preenchido
Foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual da Compensação Financeira a Pagar - Repartição" não foi preenchido



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