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Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial - 2012

  CE - PREFEITURA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ

  CNPJ : 10462497000113

  SIAFI : 981583

  Cadastro de

  Nome do Plano : VicosaPrev

 
QUADRO 1 - Dados do Regime Próprio de Previdência - RPP
 
1.1 Avaliação Atuarial
 
Data da Avaliação: 2/3/2012
Data-Base: 31/12/2011
 
Descrição da População Coberta: Servidores ativos e inativos, inclusive seus dependentes, e pensionistas.
 
Obs: Data da Avaliação deve ser maior que a Data-Base
Data-Base: data de extração das informações cadastrais
 
1.2 Plano de Benefícios, Regime Financeiro e Método de Financiamento
Benefícios do Plano Regime
Financeiro *
Método **
Sim  Aposentadorias por Idade, Tempo de
 Contribuição e Compulsória
CAP PUC
Sim  Aposentadoria por Invalidez CAP PUC
Sim  Pensão por Morte de segurado Ativo CAP PUC
Sim  Pensão por Morte de Aposentado por Idade,
 Tempo de Contribuição e Compulsória
CAP PUC
Sim  Pensão por Morte de Aposentado
 por Invalidez
CAP PUC
Sim  Auxílio-doença CAP PUC
Sim  Salário-maternidade CAP PUC
Sim  Auxílio-reclusão CAP PUC
Sim  Salário-família CAP PUC
* Regime Financeiro
RCC = Repartição de Capitais de Cobertura
RS = Repartição Simples
CAP = Capitalização

** Método de Financiamento
UC = Crédito Unitário
PUC = Crédito Unitário Projetado
PNI = Prêmio Nivelado Individual
IEN = Idade de Entrada Normal

QUADRO 2 - Hipóteses
2.1 Hipóteses Financeiras
Hipóteses Valores
 Taxa de Juros Real 6,00
 Taxa Real de Crescimento do Salário por Mérito 4,00
 Projeção de Crescimento Real do Salário por Produtividade 0,00
 Projeção de Crescimento Real dos Benefícios do Plano 0,00
 Fator de Determinação do valor real ao longo do tempo Dos Salários 100,00
 Fator de Determinação do valor real ao longo do tempo Dos Benefícios 100,00
 
2.2 Hipóteses Biométricas
Hipóteses Valores
 Novos Entrados * Grupo Fechado
 Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador morte) Outros
 Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador sobrevivência) Outros
 Tábua de Mortalidade de Inválido ** Outros
 Tábua de Entrada em Invalidez *** Outros
 Tábua de Morbidez
 Outras Tábuas utilizadas
 Composição Familiar  O Grupo familiar do servidor casado, caso nao o tenha informacoes, será de conjuge mais dois filhos. A diferenca entre a idade do filho menor de 21 anos e do servidor sera de 25 anos e a diferenca entre a idade do filho menor e do filho mais velho sera 2 anos.
* Descrever a hipótese de comportamento da contratação de novos servidores.
** Tábua de Mortalidade de Inválido EIAPC = Experiência IAPC
*** Tábua de Entrada em Invalidez AV = Álvaro Vindas

QUADRO 3 - Resultados
3.1 Valores
Campos Valores da avaliação atuarial em R$ *
Benefícios - Regime de Capitalização Benefícios - Regime de Repartição
 Ativo do Plano 16.025.431,03
 Valor Atual dos Salários Futuros 279.801.478,04
 Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) 107.161.612,24 0,00
 Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios concedidos) 3.466.538,82 0,00
 Valor Atual das ContribuiçõesFuturas do Ente(Benefícios Concedidos) 0,00 0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista
 (Benefícios Concedidos)
0,00 0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) 29.379.155,19 0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) 30.993.195,88 0,00
 Valor Atual da Compensação Financeira a Receber 16.529.430,83 0,00
 Valor Atual da Compensação Financeira a Pagar 0,00 0,00
 Resultado Atuarial: (+) Superávit / (-) Déficit - 17.700.938,12
* Preencha os valores com centavos sem vírgulas. Por exemplo: Para 1.593,75 deve ser
informado 159375
 
Observações
Qtd. de caracteres


3.2 Plano de Custeio - Alíquotas de Equilíbrio Definidas na Avaliação Atuarial
Contribuinte Custo Normal * Custo Suplementar *
 Ente Público 12,50 0,53
 Servidor Ativo 11,00 0,00
 Servidor Aposentado 11,00 0,00
 Pensionista 11,00 0,00
 Base de Incidência das Contribuições do Ente Público ** FRAPAP FRAPAP
Observações
Qtd. de caracteres


* Caso haja segregação das alíquotas de contribuição por faixa salarial, idade ou outros critérios,
tal divisão deverá ser detalhada no paracer atuarial.

** Base de Incidência
FRA = Folha de remuneração dos ativos
FRA - PA = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados
FRA - PAP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados e pensionistas
FRA - PP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos pensionistas
FPA = Folha de Proventos dos aposentados
FPP = Folha de proventos dos pensionistas
FPAP = Folha de proventos dos aposentados e dos pensionistas
 
3.3 Plano de Custeio por Benefício - Alíquotas de Equilíbrio Definidas na Avaliação Atuarial
Benefício Custo Normal * Custo Suplementar *
 Aposentadoria por Idade, Tempo de Contribuição e Compulsória 10,49 0,28
 Aposentadoria por Invalidez 1,64 0,03
 Pensão por Morte de Segurado Ativo 3,42 0,07
 Pensão por Morte de Aposentado por Idade, Tempo de Contribuição e Compulsória 3,65 0,10
 Pensão por Morte de Aposentado por Invalidez 0,01 0,00
 Auxílio Doença 1,88 0,04
 Salário Maternidade 0,09 0,00
 Auxílio Reclusão 0,01 0,00
 Salário Família 0,31 0,01
 Base de Incidência das Contribuições ** FRAPAP FRAPAP
* Caso haja segregação das alíquotas de contribuição por faixa salarial, idade ou outros critérios,
tal divisão deverá ser detalhada no paracer atuarial.

** Base de Incidência
FRA = Folha de remuneração dos ativos
FRA - PA = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados
FRA - PAP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados e pensionistas
FRA - PP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos pensionistas
FPA = Folha de Proventos dos aposentados
FPP = Folha de proventos dos pensionistas
FPAP = Folha de proventos dos aposentados e dos pensionistas
 
QUADRO 4 - Estatísticas
Situação da População Coberta Quantidade Remuneração Média (R$) * Idade Média
Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino
Ativos 1165 568 796,99 825,83 39 37
Aposentados por Tempo de Contribuição 35 8 533,83 520,79 59 62
Aposentados por Idade
Aposentados Compulsória
Aposentados por Invalidez
Pensionistas 4 2 510,00 510,00 59 59
* Preencha os valores com centavos sem vírgulas. Por exemplo: Para 1.593,75 deve ser
informado 159375
 
QUADRO 5 - Projeção Atuarial
Ano Receita Despesas Saldo
2012 4.276.449,41  1.674.198,42  20.533.746,79 
2013 4.673.631,68  1.929.193,94  25.720.468,37 
2014 5.116.188,66  2.162.661,82  31.733.187,72 
2015 5.589.381,09  2.441.153,76  38.655.760,40 
2016 6.106.810,27  2.781.336,30  46.578.950,52 
2017 6.659.374,14  3.218.475,36  55.559.949,67 
2018 7.269.936,26  3.662.255,05  65.775.931,30 
2019 7.937.995,90  4.195.510,57  77.341.805,90 
2020 8.653.589,68  4.787.439,78  90.406.990,19 
2021 9.417.041,73  5.460.252,42  105.116.786,92 
2022 10.266.816,60  6.286.604,62  121.599.589,53 
2023 11.154.397,05  7.349.575,50  139.867.466,26 
2024 12.085.653,77  8.903.983,71  159.684.972,76 
2025 13.137.295,16  10.449.915,91  181.365.282,66 
2026 14.191.811,81  12.350.868,03  204.777.813,15 
2027 15.333.823,40  14.227.909,33  230.240.000,32 
2028 16.420.446,74  16.784.356,33  257.260.836,38 
2029 17.558.316,59  19.348.148,33  286.069.608,52 
2030 18.847.628,37  22.012.741,66  316.929.614,47 
2031 19.988.777,14  25.345.945,32  349.268.054,64 
2032 21.151.488,71  29.093.347,52  382.868.138,25 
2033 22.429.339,56  32.782.382,76  418.053.431,41 
2034 23.440.849,50  37.926.625,03  453.290.931,02 
2035 24.497.478,46  43.201.512,72  488.501.320,09 
2036 25.246.457,37  49.873.040,59  521.977.083,88 
2037 26.374.493,41  55.662.577,67  554.772.953,98 
2038 27.161.504,45  62.618.281,90  585.300.871,67 
2039 27.802.520,02  70.215.959,00  612.503.118,37 
2040 28.283.738,69  78.472.654,12  635.165.323,84 
2041 28.531.686,57  87.468.021,53  651.775.552,49 
2042 28.210.991,72  98.059.234,23  659.449.494,20 
2043 27.954.333,04  108.568.670,97  657.270.079,11 
2044 28.004.980,83  118.652.081,64  644.798.681,51 
2045 27.649.458,88  129.606.850,34  619.533.645,23 
2046 27.372.948,48  140.386.238,97  580.207.686,51 
2047 26.836.044,30  151.732.910,47  524.320.722,58 
2048 26.169.597,91  163.147.419,01  449.705.608,23 
2049 25.805.400,59  173.732.052,79  355.266.941,08 
2050 25.898.489,09  183.277.240,14  240.143.640,00 
2051 25.730.725,82  193.104.918,10  101.332.132,27 
2052 25.806.562,14  202.236.615,30  -63.045.477,07 
2053 25.744.464,52  211.342.043,58  -248.643.056,14 
2054 26.152.309,42  219.218.850,06  -441.709.596,78 
2055 26.684.497,23  226.469.064,57  -641.494.164,13 
2056 27.133.002,34  233.382.572,98  -847.743.734,77 
2057 27.488.709,09  239.877.419,71  -1.060.132.445,38 
2058 27.740.624,71  245.854.622,86  -1.278.246.443,54 
2059 27.877.061,10  251.211.993,56  -1.501.581.376,00 
2060 27.893.538,71  255.862.447,75  -1.729.550.285,05 
2061 27.780.173,32  259.701.441,47  -1.961.471.553,19 
2062 27.529.148,25  262.622.477,47  -2.196.564.882,42 
2063 27.134.753,71  264.535.067,35  -2.433.965.196,06 
2064 26.602.121,25  265.388.651,15  -2.672.751.725,96 
2065 25.931.388,84  265.111.793,03  -2.911.932.130,15 
2066 25.128.222,86  263.637.998,38  -3.150.441.905,67 
2067 24.203.263,54  260.937.090,11  -3.387.175.732,25 
2068 23.163.281,11  256.955.716,06  -3.620.968.167,20 
2069 22.017.098,17  251.663.283,32  -3.850.614.352,35 
2070 20.783.571,63  245.071.164,40  -4.074.901.945,12 
2071 19.479.275,78  237.161.457,83  -4.292.584.127,16 
2072 18.113.743,36  227.949.874,72  -4.502.420.258,53 
2073 16.706.164,44  217.477.783,92  -4.703.191.878,01 
2074 15.256.809,46  205.752.106,07  -4.893.687.174,62 
2075 13.779.579,61  192.868.381,41  -5.072.775.976,42 
2076 12.290.740,37  178.944.949,00  -5.239.430.185,05 
2077 10.816.728,95  164.183.455,68  -5.392.796.911,78 
2078 9.369.171,28  148.713.781,65  -5.532.141.522,14 
2079 7.973.212,74  132.818.488,49  -5.656.986.797,90 
2080 6.655.656,77  116.769.246,68  -5.767.100.387,82 
2081 5.437.117,34  100.851.626,33  -5.862.514.896,80 
2082 4.333.424,06  85.321.795,00  -5.943.503.267,74 
2083 3.370.763,84  70.601.747,29  -6.010.734.251,19 
2084 2.550.251,30  56.965.992,53  -6.065.149.992,41 
2085 1.861.490,41  44.588.071,61  -6.107.876.573,62 
2086 1.296.909,20  33.624.076,99  -6.140.203.741,42 
 
QUADRO 6 - Parecer Atuarial
1. INTRODUÇÃO A Avaliação Atuarial Anual, descrita neste documento é relativa à posição de 31/12/2011 do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS de Viçosa do Ceará, no Estado do Ceará. Levou-se em consideração à referida avaliação o regime financeiro, o rol de benefícios, o método de custeio e as premissas atuariais, em consonância com a realidade do RPPS. E está em obediência à legislação federal que rege o funcionamento da Previdência Social dos Entes Estatais, incluindo-se as determinações legais referentes à transição imposta pela Reforma da Previdência do setor Público e às novas de elegibilidade. A Avaliação Atuarial contempla os cálculos atuariais determinantes das alíquotas de contribuição atuarialmente equilibradas e suficientes para fazer jus a todas as obrigações futuras do RPPS junto aos servidores ativos, inativos e pensionistas. 2. SITUAÇÃO DA BASE CADASTRAL A base de dados utilizada nesta avaliação atuarial contém informações sobre os servidores ativos e inativos de Viçosa do Ceará à data base de 31 de dezembro de 2011. As inconsistências verificadas encontram-se relacionadas na Avaliação Atuarial, porém não constitui, no nosso entendimento, motivo relevante para a invalidação dos resultados aqui apresentados, porém entendemos ser necessária uma permanente revisão, manutenção e atualização dos dados correspondentes, visando à obtenção de um cadastro continuamente consistente. 3. ATIVO LÍQUIDO DO PLANO O ativo líquido do plano, na data-base das informações, era de R$ 16.025.431,03 (dezesseis milhões vinte e cinco mil quatrocentos e trinta e um reais e três centavos). A meta da rentabilidade anual determinada na política de investimentos foi 12,24% e a rentabilidade anual auferida pelo plano de benefícios foi de 13,26%, sendo 8,33% superior à meta estipulada. 4. CUSTEIO DO PLANO E EXPECTATIVA DE EVOLUÇÃO FUTURA A alíquota necessária para equilibrar atuarialmente o RPPS, no que concerne aos benefícios a serem acruados a partir de 01 de janeiro de 2012, foi estimada em 23,50% (vinte e três vírgula cinco por cento), competindo 11,0% (onze por cento) aos servidores ativos, inativos e pensionistas, enquanto a prefeitura arcará com uma alíquota de 12,50% (doze vírgula cinco por cento), incluindo as despesas administrativas. Os custos suplementares são destinados para amortizar o passivo atuarial não fundado do plano. Entende-se como passivo atuarial não fundado, a discrepância que se desenvolve entre os ativos do plano e o passivo atuarial determinado prospectivamente. Logo, o custo suplementar é o “custo normal” do plano destinado à amortização do Valor Presente Atuarial dos Benefícios Futuros da idade atual até a idade de aposentadoria. A insuficiência dos custos normais para amortizar o Valor Presente Atuarial dos Benefícios Futuros cria um passivo não fundado que, em troca, gera um custo suplementar. O custo suplementar apurado na presente avaliação atuarial necessário para fundar o passivo atuarial não fundado será apresentado nos tópicos a seguir. 5. RESULTADO ATUARIAL Sob a metodologia de cálculo utilizada, sob as hipóteses atuariais, financeiras e demográficas adotadas e sob as informações disponibilizadas pelo RPPS de Viçosa do Ceará o déficit atuarial foi estimado em R$ 17.700.938,12 (dezessete milhões setecentos mil novecentos e trinta e oito reais e doze centavos), desconsiderando o atual plano de amortização. Sendo este considerado, o instituto fica superavitário em R$ 238.488,82 (duzentos e trinta e oito mil quatrocentos e oitenta e oito reais e oitenta e dois centavos). 6. EVOLUÇÃO DAS PROVISÕES MATEMÁTICAS A projeção da evolução das provisões matemáticas para os próximos doze meses, utilizando-se a fórmula recursiva por interpolação linear. Mês (k) VASF VABF Concedidos VACF Apos. PMBC VABF A VACF Ente VACF PMBaC VACompF A receber VACompF A pagar Pens Conceder Servidores 0 279.801.478,04 3.466.538,82 0,00 3.466.538,82 107.161.612,24 29.379.155,19 30.993.195,88 46.789.261,16 16.529.430,83 0,00 1 281.065.369,39 3.473.208,54 0,00 3.473.208,54 108.142.084,75 29.511.863,79 31.134.338,31 47.495.882,65 16.691.594,51 0,00 2 282.329.260,74 3.479.878,26 0,00 3.479.878,26 109.122.557,26 29.644.572,38 31.275.480,74 48.202.504,14 16.853.758,19 0,00 3 283.593.152,09 3.486.547,98 0,00 3.486.547,98 110.103.029,77 29.777.280,97 31.416.623,17 48.909.125,63 17.015.921,86 0,00 4 284.857.043,44 3.493.217,71 0,00 3.493.217,71 111.083.502,28 29.909.989,56 31.557.765,59 49.615.747,12 17.178.085,54 0,00 5 286.120.934,79 3.499.887,43 0,00 3.499.887,43 112.063.974,79 30.042.698,15 31.698.908,02 50.322.368,62 17.340.249,22 0,00 6 287.384.826,14 3.506.557,15 0,00 3.506.557,15 113.044.447,30 30.175.406,75 31.840.050,45 51.028.990,11 17.502.412,90 0,00 7 288.648.717,50 3.513.226,87 0,00 3.513.226,87 114.024.919,81 30.308.115,34 31.981.192,88 51.735.611,60 17.664.576,57 0,00 8 289.912.608,85 3.519.896,60 0,00 3.519.896,60 115.005.392,32 30.440.823,93 32.122.335,31 52.442.233,09 17.826.740,25 0,00 9 291.176.500,20 3.526.566,32 0,00 3.526.566,32 115.985.864,83 30.573.532,52 32.263.477,73 53.148.854,58 17.988.903,93 0,00 10 292.440.391,55 3.533.236,04 0,00 3.533.236,04 116.966.337,35 30.706.241,11 32.404.620,16 53.855.476,07 18.151.067,61 0,00 11 293.704.282,90 3.539.905,76 0,00 3.539.905,76 117.946.809,86 30.838.949,70 32.545.762,59 54.562.097,56 18.313.231,28 0,00 7. EXPLICAÇÃO DAS DIVERGÊNCIAS QUANTO AOS DRRA ANTERIORES Apresenta-se nesta seção breve explicação sobre as divergências obtidas entre esta DRAA e aquelas dos anos anteriores, especialmente aquela do exercício de 2011. A Tabela 01 – Divergências observadas no Quadro 3 (3.1 – Valores) apresenta as variações percentuais observadas nos respectivos campos entre os exercícios de 2010 a 2012, sendo 2012 o ano base. A Tabela 02 – Divergências observadas no Quadro 4 (Estatísticas) descreve as variações percentuais sobre as estatísticas populacionais entre os exercícios de 2010 a 2012, que é o ano base para o cálculo. A variação no ativo líquido do plano não será motivo de maiores explanações, afinal trata-se de mutação puramente financeira, já ocorrida, decorrente dos rendimentos de mercado e, principalmente, dos resultados financeiros observados todos os meses, conforme Demonstrativos Previdenciários. O Valor Atual dos Salários Futuros apresentou variação positiva entre 2012 e 2011. Justifica-se tal variação pelo aumento observador da remuneração média da população. O Valor Atual dos Benefícios Futuros apresentou variação sobre o valor observado no exercício de 2010, devido à diferença do Valor Atual dos Salários Futuros. O Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) e o Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) tiveram variações decorrentes da diferença do Valor Atual dos Salários Futuros. O Valor Atual da Compensação Financeira a Receber foi estimado em R$ 16.529.430,83 (dezesseis milhões quinhentos e vinte e nove mil quatrocentos e trinta e três reais e oitenta e três centavos) em função das informações fornecidas pelo RPPS de Viçosa do Ceará e das hipóteses adotadas na avaliação atuarial anual conforme determinação da Portaria 403/08 do MPS. O Déficit Atuarial aumentou em 2012. Portanto, faz-se necessário a adoção da política de custeio sugerida nesta avaliação atuarial. A estimativa utilizada para a taxa real de crescimento dos salários foi obtida conforme descrito abaixo: a) fez-se uso das informações disponibilizadas pelo ente federativo nos bancos de dados utilizados nas avaliações e reavaliações atuariais dos exercícios de 2010 a 2012; b) cálculo, para cada servidor titular de cargo efetivo, por competência, a respectiva remuneração base de contribuição; c) observou-se, para o cálculo da taxa de crescimento dos salários (CS), a razão entre as somas das remunerações base de contribuição entre cada par de competências consecutivas, excluindo-se do cálculo todos os servidores titulares de cargo efetivo ausentes em quaisquer das competências; e d) a média aritmética simples das taxas de crescimento dos salários (CS), descontada a inflação sob o mesmo período, medida pelo INPC, é a estimativa da taxa real de crescimento dos salários. Por esta metodologia descrita acima, taxa real de crescimento dos salários foi estimada em 4,00%. 8. CONCLUSÕES De acordo com, i) a legislação vigente que tange os RPPS, ii) as informações prestadas pelo Ente Federativo, iii) o rol de benefícios do RPPS de Viçosa do Ceará, e iv) as hipóteses e método atuarial de avaliação e custeio adotado, observamos que o respectivo regime, sob o enfoque atuarial, encontra-se equilibrado, conforme retratado abaixo: • 11,00% (onze por cento) para os servidores efetivos; • 11,00% (onze por cento) para os servidores inativos e para os pensionistas para a parcela remuneratória que exceder o teto de remuneração do RGPS; • 12,50% (doze vírgula cinqüenta por cento) para o ente federativo; O RPPS de Viçosa do Ceará não precisa de um novo plano de custeio, visto que encontra-se superavitário.

QUADRO 7 - Certificado

Certifico para os devidos fins, que este Demonstrativo representa o Resumo do Cálculo Atuarial por mim realizado, sendo os resultados de minha inteira responsabilidade para quaisquer aspectos legais.

7.1 Atuário Responsável pela Avaliação
Nome: Thiago Soares Marques
MIBA: 1507
CPF: 65830547368
Correio eletrônico: thiago@arimaconsultoria.com.br
Telefone: (085) 32748063
Data: 20/7/2018
Assinatura: _____________________________

Certifico para os devidos fins, que este é o Demonstrativo Oficial, referente ao exercício em questão, estando ciente das informações repassadas pelo atuário responsável técnico.

7.2 Representante Legal do RPPS
Nome: Maria das Graças Alves Silva
Cargo: Diretora
CPF: 41867831368
Correio eletrônico: mga6711@hotmail.com
Telefone: (088) 36321144
Data: 20/7/2018
Assinatura: _____________________________

Avisos:
O preenchimento do campo "Número do Fax" é obrigatório
O preenchimento do campo "Descrição da População Coberta" é obrigatório
O campo "Taxa de Juros Real" deve ter valor maior que 0 e menor que 6
O preenchimento do campo "Valor Atual do Resultado Atuarial - Capitalização" é obrigatório
O campo "Aposentadoria Invalidez - Quantidade - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Quantidade - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Remuneração Média - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Remuneração Média - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Idade Média - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Idade Média - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) - Repartição" foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios concedidos) - Repartição" foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios concedidos) - Repartição" foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios concedidos) - Repartição" foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a conceder) - Repartição" foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a conceder) - Repartição" foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual da Compensação Financeira a Receber - Repartição" foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual da Compensação Financeira a Pagar - Repartição" foi preenchido



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