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Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial - 2012

  CE - PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE

  CNPJ : 07528292000189

  SIAFI : 981343

  Cadastro de

  Nome do Plano : CAPESB

 
QUADRO 1 - Dados do Regime Próprio de Previdência - RPP
 
1.1 Avaliação Atuarial
 
Data da Avaliação: 2/2/2012
Data-Base: 31/12/2011
 
Descrição da População Coberta: Servidores ativos e inativos, inclusive seus dependentes, e pensionistas.
 
Obs: Data da Avaliação deve ser maior que a Data-Base
Data-Base: data de extração das informações cadastrais
 
1.2 Plano de Benefícios, Regime Financeiro e Método de Financiamento
Benefícios do Plano Regime
Financeiro *
Método **
Sim  Aposentadorias por Idade, Tempo de
 Contribuição e Compulsória
CAP PUC
Sim  Aposentadoria por Invalidez CAP PUC
Sim  Pensão por Morte de segurado Ativo CAP PUC
Sim  Pensão por Morte de Aposentado por Idade,
 Tempo de Contribuição e Compulsória
CAP PUC
Sim  Pensão por Morte de Aposentado
 por Invalidez
CAP PUC
Sim  Auxílio-doença CAP PUC
Sim  Salário-maternidade CAP PUC
Sim  Auxílio-reclusão CAP PUC
Sim  Salário-família CAP PUC
* Regime Financeiro
RCC = Repartição de Capitais de Cobertura
RS = Repartição Simples
CAP = Capitalização

** Método de Financiamento
UC = Crédito Unitário
PUC = Crédito Unitário Projetado
PNI = Prêmio Nivelado Individual
IEN = Idade de Entrada Normal

QUADRO 2 - Hipóteses
2.1 Hipóteses Financeiras
Hipóteses Valores
 Taxa de Juros Real 6,00
 Taxa Real de Crescimento do Salário por Mérito 2,50
 Projeção de Crescimento Real do Salário por Produtividade 0,00
 Projeção de Crescimento Real dos Benefícios do Plano 0,00
 Fator de Determinação do valor real ao longo do tempo Dos Salários 100,00
 Fator de Determinação do valor real ao longo do tempo Dos Benefícios 100,00
 
2.2 Hipóteses Biométricas
Hipóteses Valores
 Novos Entrados * Grupo Fechado
 Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador morte) Outros
 Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador sobrevivência) Outros
 Tábua de Mortalidade de Inválido ** Outros
 Tábua de Entrada em Invalidez *** Outros
 Tábua de Morbidez
 Outras Tábuas utilizadas
 Composição Familiar  O Grupo familiar do servidor casado, caso nao o tenha informacoes, será de conjuge mais dois filhos. A diferenca entre a idade do filho menor de 21 anos e do servidor sera de 25 anos e a diferenca entre a idade do filho menor e do filho mais velho sera 2 anos.
* Descrever a hipótese de comportamento da contratação de novos servidores.
** Tábua de Mortalidade de Inválido EIAPC = Experiência IAPC
*** Tábua de Entrada em Invalidez AV = Álvaro Vindas

QUADRO 3 - Resultados
3.1 Valores
Campos Valores da avaliação atuarial em R$ *
Benefícios - Regime de Capitalização Benefícios - Regime de Repartição
 Ativo do Plano 21.638.614,61
 Valor Atual dos Salários Futuros 188.156.697,63
 Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) 83.647.075,75 0,00
 Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios concedidos) 19.074.673,26 0,00
 Valor Atual das ContribuiçõesFuturas do Ente(Benefícios Concedidos) 0,00 0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista
 (Benefícios Concedidos)
5.904,29 0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) 20.621.974,06 0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) 20.714.421,99 0,00
 Valor Atual da Compensação Financeira a Receber 10.272.174,90 0,00
 Valor Atual da Compensação Financeira a Pagar 0,00 0,00
 Resultado Atuarial: (+) Superávit / (-) Déficit - 29.468.659,16
* Preencha os valores com centavos sem vírgulas. Por exemplo: Para 1.593,75 deve ser
informado 159375
 
Observações
Qtd. de caracteres


3.2 Plano de Custeio - Alíquotas de Equilíbrio Definidas na Avaliação Atuarial
Contribuinte Custo Normal * Custo Suplementar *
 Ente Público 12,96 1,33
 Servidor Ativo 11,00 0,00
 Servidor Aposentado 11,00 0,00
 Pensionista 11,00 0,00
 Base de Incidência das Contribuições do Ente Público ** FRAPAP FRAPAP
Observações
Qtd. de caracteres


* Caso haja segregação das alíquotas de contribuição por faixa salarial, idade ou outros critérios,
tal divisão deverá ser detalhada no paracer atuarial.

** Base de Incidência
FRA = Folha de remuneração dos ativos
FRA - PA = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados
FRA - PAP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados e pensionistas
FRA - PP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos pensionistas
FPA = Folha de Proventos dos aposentados
FPP = Folha de proventos dos pensionistas
FPAP = Folha de proventos dos aposentados e dos pensionistas
 
3.3 Plano de Custeio por Benefício - Alíquotas de Equilíbrio Definidas na Avaliação Atuarial
Benefício Custo Normal * Custo Suplementar *
 Aposentadoria por Idade, Tempo de Contribuição e Compulsória 10,12 0,71
 Aposentadoria por Invalidez 1,61 0,06
 Pensão por Morte de Segurado Ativo 4,17 0,18
 Pensão por Morte de Aposentado por Idade, Tempo de Contribuição e Compulsória 3,87 0,30
 Pensão por Morte de Aposentado por Invalidez 0,01 0,00
 Auxílio Doença 1,91 0,07
 Salário Maternidade 0,07 0,00
 Auxílio Reclusão 0,01 0,00
 Salário Família 0,22 0,01
 Base de Incidência das Contribuições ** FRAPAP FRAPAP
* Caso haja segregação das alíquotas de contribuição por faixa salarial, idade ou outros critérios,
tal divisão deverá ser detalhada no paracer atuarial.

** Base de Incidência
FRA = Folha de remuneração dos ativos
FRA - PA = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados
FRA - PAP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados e pensionistas
FRA - PP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos pensionistas
FPA = Folha de Proventos dos aposentados
FPP = Folha de proventos dos pensionistas
FPAP = Folha de proventos dos aposentados e dos pensionistas
 
QUADRO 4 - Estatísticas
Situação da População Coberta Quantidade Remuneração Média (R$) * Idade Média
Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino
Ativos 700 300 1.162,23 1.159,92 40 38
Aposentados por Tempo de Contribuição 131 32 754,23 773,69 63 69
Aposentados por Idade
Aposentados Compulsória
Aposentados por Invalidez
Pensionistas 26 12 661,66 596,41 56 64
* Preencha os valores com centavos sem vírgulas. Por exemplo: Para 1.593,75 deve ser
informado 159375
 
QUADRO 5 - Projeção Atuarial
Ano Receita Despesas Saldo
2012 3.747.047,01  3.236.803,94  24.722.554,50 
2013 4.010.451,92  3.537.788,03  28.135.719,02 
2014 4.295.078,85  3.862.190,76  31.915.069,52 
2015 4.607.250,34  4.185.409,73  36.132.888,50 
2016 4.891.697,80  4.703.677,68  40.618.554,38 
2017 5.234.748,70  5.130.160,38  45.554.313,56 
2018 5.587.705,94  5.643.951,66  50.916.297,89 
2019 5.947.180,73  6.262.246,00  56.657.217,09 
2020 6.335.698,51  6.904.390,53  62.827.334,48 
2021 6.739.288,81  7.630.605,11  69.408.701,34 
2022 7.162.599,77  8.444.614,58  76.382.157,47 
2023 7.587.324,18  9.414.536,06  83.639.839,40 
2024 8.006.923,96  10.573.645,67  91.021.240,19 
2025 8.367.885,07  12.091.520,80  98.123.670,77 
2026 8.815.791,93  13.470.290,12  105.140.001,97 
2027 9.243.873,65  15.134.745,21  111.754.482,25 
2028 9.706.242,91  16.870.189,00  117.882.614,28 
2029 10.201.247,96  18.672.178,82  123.432.641,56 
2030 10.603.308,43  21.019.211,50  127.697.816,87 
2031 11.099.975,30  23.238.803,70  130.747.366,81 
2032 11.569.118,67  25.794.036,68  132.073.540,60 
2033 12.004.517,23  28.677.050,58  131.109.834,17 
2034 12.465.436,59  31.705.618,68  127.463.855,75 
2035 12.841.388,44  35.237.993,47  120.227.801,73 
2036 13.207.098,23  39.019.515,42  108.715.279,28 
2037 13.468.980,33  43.405.799,05  91.709.055,87 
2038 13.765.983,23  47.896.273,13  68.486.641,07 
2039 13.657.740,99  53.919.121,45  36.371.061,70 
2040 13.798.100,37  59.307.553,98  -4.812.417,83 
2041 13.989.247,01  64.685.758,19  -55.508.929,00 
2042 14.096.095,07  70.552.419,83  -111.965.253,76 
2043 14.172.667,25  76.600.759,71  -174.393.346,21 
2044 14.336.972,73  82.463.328,43  -242.519.701,91 
2045 14.451.360,69  88.607.080,32  -316.675.421,55 
2046 14.301.165,60  95.799.571,54  -398.173.827,49 
2047 14.525.583,50  101.697.849,10  -485.346.093,09 
2048 14.373.180,64  108.830.460,01  -579.803.372,45 
2049 14.473.971,34  115.115.662,46  -680.445.063,57 
2050 14.423.358,62  121.890.920,50  -787.912.625,46 
2051 14.485.645,53  128.126.437,91  -901.553.417,85 
2052 14.820.682,64  133.365.083,64  -1.020.097.818,84 
2053 14.937.418,37  139.129.415,36  -1.144.289.815,82 
2054 15.226.640,36  144.076.698,69  -1.273.139.874,15 
2055 15.519.114,18  148.708.493,78  -1.406.329.253,75 
2056 15.754.310,18  153.135.477,41  -1.543.710.420,99 
2057 16.017.606,49  157.012.717,27  -1.684.705.531,77 
2058 16.118.344,64  160.867.271,14  -1.829.454.458,27 
2059 16.388.071,61  163.561.828,78  -1.976.628.215,44 
2060 16.605.318,52  165.732.999,26  -2.125.755.896,19 
2061 16.764.446,70  167.324.603,09  -2.276.316.052,58 
2062 16.859.620,74  168.278.242,84  -2.427.734.674,68 
2063 16.886.046,56  168.546.055,06  -2.579.394.683,18 
2064 16.839.634,69  168.087.115,34  -2.730.642.163,83 
2065 16.717.973,79  166.877.311,94  -2.880.801.501,97 
2066 16.518.565,74  164.891.803,02  -3.029.174.739,25 
2067 16.238.988,71  162.106.350,27  -3.175.042.100,81 
2068 15.879.006,49  158.517.557,95  -3.317.680.652,27 
2069 15.438.487,12  154.124.619,29  -3.456.366.784,45 
2070 14.916.919,17  148.922.208,51  -3.590.372.073,79 
2071 14.316.470,29  142.931.932,58  -3.718.987.536,08 
2072 13.642.266,76  136.203.853,88  -3.841.549.123,20 
2073 12.899.027,04  128.784.994,85  -3.957.435.091,01 
2074 12.087.228,67  120.679.692,03  -4.066.027.554,37 
2075 11.220.223,13  112.021.580,28  -4.166.828.911,52 
2076 10.303.810,85  102.869.320,79  -4.259.394.421,45 
2077 9.344.243,18  93.286.104,80  -4.343.336.283,07 
2078 8.355.032,09  83.407.008,25  -4.418.388.259,23 
2079 7.352.384,31  73.394.016,87  -4.484.429.891,79 
2080 6.353.956,07  63.423.764,75  -4.541.499.700,47 
2081 5.378.451,60  53.684.757,66  -4.589.806.006,53 
2082 4.451.732,85  44.432.600,57  -4.629.786.874,25 
2083 3.586.410,08  35.795.278,77  -4.661.995.742,94 
2084 2.805.686,89  28.003.195,07  -4.687.193.251,12 
2085 2.120.175,18  21.162.245,20  -4.706.235.321,13 
2086 1.545.904,32  15.432.146,65  -4.720.121.563,47 
 
QUADRO 6 - Parecer Atuarial
1. INTRODUÇÃO A Avaliação Atuarial Anual, descrita neste documento é relativa à posição de 31/12/2011 do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS de Beberibe no Estado do Ceará. Levou-se em consideração à referida avaliação o regime financeiro, o rol de benefícios, o método de custeio e as premissas atuariais, em consonância com a realidade do RPPS. E está em obediência à legislação federal que rege o funcionamento da Previdência Social dos Entes Estatais, incluindo-se as determinações legais referentes à transição imposta pela Reforma da Previdência do setor Público e às novas de elegibilidade. A Avaliação Atuarial contempla os cálculos atuariais determinantes das alíquotas de contribuição atuarialmente equilibradas e suficientes para fazer jus a todas as obrigações futuras do RPPS junto aos servidores ativos, inativos e pensionistas. 2. SITUAÇÃO DA BASE CADASTRAL A base de dados utilizada nesta avaliação atuarial contém informações sobre os servidores ativos e inativos de Beberibe à data base de 31 de dezembro de 2011. As inconsistências verificadas encontram-se relacionadas na Avaliação Atuarial, porém não constitui, no nosso entendimento, motivo relevante para a invalidação dos resultados aqui apresentados, porém entendemos ser necessária uma permanente revisão, manutenção e atualização dos dados correspondentes, visando à obtenção de um cadastro continuamente consistente. 3. ATIVO LÍQUIDO DO PLANO O ativo líquido do plano, na data-base das informações, era de R$ 21.638.614,61 (vinte e um milhões seiscentos e trinta e oito mil seiscentos e quatorze reais e sessenta e um centavos). A meta da rentabilidade anual determinada na política de investimentos foi 18,74% e a rentabilidade anual auferida pelo plano de benefícios foi de 15,60%, correspondendo a 83,24% da meta estipulada. 4. CUSTEIO DO PLANO E EXPECTATIVA DE EVOLUÇÃO FUTURA A alíquota necessária para equilibrar atuarialmente o RPPS, no que concerne aos benefícios a serem acruados a partir de 01 de janeiro de 2012, foi estimada em 23,96% (vinte e três vírgula noventa e seis por cento), competindo 11,0% (onze por cento) aos servidores ativos, inativos e pensionistas, enquanto a prefeitura arcará com uma alíquota de 12,96% (doze vírgula noventa e seis por cento), incluindo as despesas administrativas. Os custos suplementares são destinados para amortizar o passivo atuarial não fundado do plano. Entende-se como passivo atuarial não fundado, a discrepância que se desenvolve entre os ativos do plano e o passivo atuarial determinado prospectivamente. Logo, o custo suplementar é o “custo normal” do plano destinado à amortização do Valor Presente Atuarial dos Benefícios Futuros da idade atual até a idade de aposentadoria. A insuficiência dos custos normais para amortizar o Valor Presente Atuarial dos Benefícios Futuros cria um passivo não fundado que, em troca, gera um custo suplementar. O custo suplementar apurado na presente avaliação atuarial necessário para fundar o passivo atuarial não fundado será apresentado nos tópicos a seguir. 5. RESULTADO ATUARIAL Sob a metodologia de cálculo utilizada, sob as hipóteses atuariais, financeiras e demográficas adotadas e sob as informações disponibilizadas pelo RPPS de Beberibe o déficit atuarial foi estimado em R$ 29.468.659,16 (vinte e nove milhões quatrocentos e sessenta e oito mil seiscentos e cinqüenta e nove reais e dezesseis centavos), desconsiderando o atual plano de amortização. Sendo este considerado, o instituto fica superavitário em R$ 969.311,65 (novecentos e sessenta e nove mil trezentos e onze reais e sessenta e cinco centavos). 6. EVOLUÇÃO DAS PROVISÕES MATEMÁTICAS A projeção da evolução das provisões matemáticas para os próximos doze meses, utilizando-se a fórmula recursiva por interpolação linear. Mês (k) VASF VABF Concedidos VACF Apos. PMBC VABF A VACF Ente VACF PMBaC Pens Conceder Servidores 0 188.156.697,63 19.074.673,26 5.904,29 19.068.768,97 83.647.075,75 20.621.974,06 20.714.421,99 42.310.679,70 1 188.821.209,28 19.103.480,09 5.907,02 19.097.573,07 84.390.652,19 20.694.804,54 20.787.672,24 42.908.175,41 2 189.485.720,94 19.132.286,91 5.909,75 19.126.377,16 85.134.228,64 20.767.635,01 20.860.922,50 43.505.671,13 3 190.150.232,59 19.161.093,74 5.912,49 19.155.181,26 85.877.805,09 20.840.465,49 20.934.172,76 44.103.166,84 4 190.814.744,24 19.189.900,57 5.915,22 19.183.985,35 86.621.381,54 20.913.295,97 21.007.423,01 44.700.662,56 5 191.479.255,89 19.218.707,40 5.917,96 19.212.789,44 87.364.957,98 20.986.126,45 21.080.673,27 45.298.158,27 6 192.143.767,54 19.247.514,23 5.920,69 19.241.593,54 88.108.534,43 21.058.956,92 21.153.923,52 45.895.653,99 7 192.808.279,19 19.276.321,06 5.923,42 19.270.397,63 88.852.110,88 21.131.787,40 21.227.173,78 46.493.149,70 8 193.472.790,84 19.305.127,88 5.926,16 19.299.201,73 89.595.687,33 21.204.617,88 21.300.424,03 47.090.645,42 9 194.137.302,49 19.333.934,71 5.928,89 19.328.005,82 90.339.263,77 21.277.448,35 21.373.674,29 47.688.141,13 10 194.801.814,14 19.362.741,54 5.931,62 19.356.809,92 91.082.840,22 21.350.278,83 21.446.924,54 48.285.636,85 11 195.466.325,80 19.391.548,37 5.934,36 19.385.614,01 91.826.416,67 21.423.109,31 21.520.174,80 48.883.132,56 7. EXPLICAÇÃO DAS DIVERGÊNCIAS QUANTO AOS DRRA ANTERIORES Apresenta-se nesta seção breve explicação sobre as divergências obtidas entre esta DRAA e aquelas dos anos anteriores, especialmente aquela do exercício de 2011. A Tabela 01 – Divergências observadas no Quadro 3 (3.1 – Valores) apresenta as variações percentuais observadas nos respectivos campos entre os exercícios de 2010 a 2012, sendo 2012 o ano base. A Tabela 02 – Divergências observadas no Quadro 4 (Estatísticas) descreve as variações percentuais sobre as estatísticas populacionais entre os exercícios de 2010 a 2012, que é o ano base para o cálculo. A variação no ativo líquido do plano não será motivo de maiores explanações, afinal trata-se de mutação puramente financeira, já ocorrida, decorrente dos rendimentos de mercado e, principalmente, dos resultados financeiros observados todos os meses, conforme Demonstrativos Previdenciários. O Valor Atual dos Salários Futuros apresentou variação positiva entre 2012 e 2011. Justifica-se tal variação pelo aumento observado da remuneração média da população. O Valor Atual dos Benefícios Futuros apresentou variação sobre o valor observado no exercício de 2010, devido à diferença do Valor Atual dos Salários Futuros. O Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) e o Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) tiveram variações decorrentes da diferença do Valor Atual dos Salários Futuros. O Valor Atual da Compensação Financeira a Receber foi estimado em R$ 10.272.174,90 (dez milhões duzentos e setenta e dois mil cento e setenta e quatro reais e noventa centavos) em função das informações fornecidas pelo RPPS de Beberibe e das hipóteses adotadas na avaliação atuarial anual conforme determinação da Portaria 403/08 do MPS. O Déficit Atuarial aumentou em 2012. Portanto, faz-se necessário a adoção da política de custeio sugerida nesta avaliação atuarial. A estimativa utilizada para a taxa real de crescimento dos salários foi obtida conforme descrito abaixo: a) fez-se uso das informações disponibilizadas pelo ente federativo nos bancos de dados utilizados nas avaliações e reavaliações atuariais dos exercícios de 2010 a 2012; b) cálculo, para cada servidor titular de cargo efetivo, por competência, a respectiva remuneração base de contribuição; c) observou-se, para o cálculo da taxa de crescimento dos salários (CS), a razão entre as somas das remunerações base de contribuição entre cada par de competências consecutivas, excluindo-se do cálculo todos os servidores titulares de cargo efetivo ausentes em quaisquer das competências; e d) a média aritmética simples das taxas de crescimento dos salários (CS), descontada a inflação sob o mesmo período, medida pelo INPC, é a estimativa da taxa real de crescimento dos salários. Por esta metodologia descrita acima, taxa real de crescimento dos salários foi estimada em 2,50%. 8. CONCLUSÕES De acordo com, i) a legislação vigente que tange os RPPS, ii) as informações prestadas pelo Ente Federativo, iii) o rol de benefícios do RPPS de Beberibe, e iv) as hipóteses e método atuarial de avaliação e custeio adotado, observamos que o respectivo regime, sob o enfoque atuarial, encontra-se equilibrado, conforme retratado abaixo: • 11,00% (onze por cento) para os servidores efetivos; • 11,00% (onze por cento) para os servidores inativos e para os pensionistas para a parcela remuneratória que exceder o teto de remuneração do RGPS; • 12,96% (doze vírgula noventa e seis por cento) para o ente federativo; e • alíquota extraordinária conforme a proposta abaixo: Ano CS 2012 - 2014 1,33% 2015 - 2016 5,00% 2017 - 2020 10,00% 2021 - 2043 15,32% Todavia, é facultativo a implementação do plano de custeio proposto, visto que o atual plano de amortização já é suficiente para equacionar o déficit atuarial.

QUADRO 7 - Certificado

Certifico para os devidos fins, que este Demonstrativo representa o Resumo do Cálculo Atuarial por mim realizado, sendo os resultados de minha inteira responsabilidade para quaisquer aspectos legais.

7.1 Atuário Responsável pela Avaliação
Nome: Thiago Soares Marques
MIBA: 1507
CPF: 65830547368
Correio eletrônico: thiago@arimaconsultoria.com.br
Telefone: (085) 32748063
Data: 18/12/2017
Assinatura: _____________________________

Certifico para os devidos fins, que este é o Demonstrativo Oficial, referente ao exercício em questão, estando ciente das informações repassadas pelo atuário responsável técnico.

7.2 Representante Legal do RPPS
Nome: AMARILDO RODRIGUES FARIAS
Cargo: Gestor
CPF: 42181674353
Correio eletrônico: capesb.beberibe@hotmail.com
Telefone: (085) 33381604
Data: 18/12/2017
Assinatura: _____________________________

Avisos:
O preenchimento do campo "Número do Fax" é obrigatório
O preenchimento do campo "Descrição da População Coberta" é obrigatório
O campo "Taxa de Juros Real" deve ter valor maior que 0 e menor que 6
O preenchimento do campo "Valor Atual do Resultado Atuarial - Capitalização" é obrigatório
O campo "Aposentadoria Invalidez - Quantidade - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Quantidade - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Remuneração Média - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Remuneração Média - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Idade Média - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Idade Média - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) - Repartição" foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios concedidos) - Repartição" foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios concedidos) - Repartição" foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios concedidos) - Repartição" foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a conceder) - Repartição" foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a conceder) - Repartição" foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual da Compensação Financeira a Receber - Repartição" foi preenchido
Não foi selecionado regime de Repartição e o campo "Valor Atual da Compensação Financeira a Pagar - Repartição" foi preenchido



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