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Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial - 2011

  CE - PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZ

  CNPJ : 07663917000115

  SIAFI : 981589

  Cadastro de

  Nome do Plano : PREVCRUZ

 
QUADRO 1 - Dados do Regime Próprio de Previdência - RPP
 
1.1 Avaliação Atuarial
 
Data da Avaliação: 13/2/2011
Data-Base: 31/12/2010
 
Descrição da População Coberta: Servidores ativos e inativos, inclusive seus dependentes, e os pensionistas do plano previdenciario.
 
Obs: Data da Avaliação deve ser maior que a Data-Base
Data-Base: data de extração das informações cadastrais
 
1.2 Plano de Benefícios, Regime Financeiro e Método de Financiamento
Benefícios do Plano Regime
Financeiro *
Método **
Sim  Aposentadorias por Idade, Tempo de
 Contribuição e Compulsória
CAP PUC
Sim  Aposentadoria por Invalidez CAP PUC
Sim  Pensão por Morte de segurado Ativo CAP PUC
Sim  Pensão por Morte de Aposentado por Idade,
 Tempo de Contribuição e Compulsória
CAP PUC
Sim  Pensão por Morte de Aposentado
 por Invalidez
CAP PUC
Sim  Auxílio-doença CAP PUC
Sim  Salário-maternidade CAP PUC
Sim  Auxílio-reclusão CAP PUC
Sim  Salário-família CAP PUC
* Regime Financeiro
RCC = Repartição de Capitais de Cobertura
RS = Repartição Simples
CAP = Capitalização

** Método de Financiamento
UC = Crédito Unitário
PUC = Crédito Unitário Projetado
PNI = Prêmio Nivelado Individual
IEN = Idade de Entrada Normal

QUADRO 2 - Hipóteses
2.1 Hipóteses Financeiras
Hipóteses Valores
 Taxa de Juros Real 6,00
 Taxa Real de Crescimento do Salário por Mérito 1,00
 Projeção de Crescimento Real do Salário por Produtividade 0,00
 Projeção de Crescimento Real dos Benefícios do Plano 0,00
 Fator de Determinação do valor real ao longo do tempo Dos Salários 100,00
 Fator de Determinação do valor real ao longo do tempo Dos Benefícios 100,00
 
2.2 Hipóteses Biométricas
Hipóteses Valores
 Novos Entrados * Grupo Fechado
 Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador morte) Outros
 Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador sobrevivência) Outros
 Tábua de Mortalidade de Inválido ** Outros
 Tábua de Entrada em Invalidez *** alvaro
 Tábua de Morbidez
 Outras Tábuas utilizadas
 Composição Familiar   O Grupo familiar do servidor casado, caso nao o tenha informacoes, será de conjuge mais dois filhos. A diferenca entre a idade do filho menor de 21 anos e do servidor sera de 25 anos e a diferenca entre a idade do filho menor e do filho mais velho sera 2 anos.
* Descrever a hipótese de comportamento da contratação de novos servidores.
** Tábua de Mortalidade de Inválido EIAPC = Experiência IAPC
*** Tábua de Entrada em Invalidez AV = Álvaro Vindas

QUADRO 3 - Resultados
3.1 Valores
Campos Valores da avaliação atuarial em R$ *
Benefícios - Regime de Capitalização Benefícios - Regime de Repartição
 Ativo do Plano 4.699.999,72
 Valor Atual dos Salários Futuros 70.663.747,41
 Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) 37.170.820,24
 Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios concedidos) 1.171.315,13
 Valor Atual das ContribuiçõesFuturas do Ente(Benefícios Concedidos) 0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista
 (Benefícios Concedidos)
0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) 8.062.733,28
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) 7.871.746,29
 Valor Atual da Compensação Financeira a Receber 7.902.586,06
 Valor Atual da Compensação Financeira a Pagar 0,00
 Resultado Atuarial: (+) Superávit / (-) Déficit - 9.805.069,71
* Preencha os valores com centavos sem vírgulas. Por exemplo: Para 1.593,75 deve ser
informado 159375
 
Observações
Qtd. de caracteres


3.2 Plano de Custeio - Alíquotas de Equilíbrio Definidas na Avaliação Atuarial
Contribuinte Custo Normal * Custo Suplementar *
 Ente Público 13,41 0,59
 Servidor Ativo 11,00
 Servidor Aposentado 11,00
 Pensionista 11,00
 Base de Incidência das Contribuições do Ente Público ** FRAPAP FRAPAP
Observações
Qtd. de caracteres


* Caso haja segregação das alíquotas de contribuição por faixa salarial, idade ou outros critérios,
tal divisão deverá ser detalhada no paracer atuarial.

** Base de Incidência
FRA = Folha de remuneração dos ativos
FRA - PA = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados
FRA - PAP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados e pensionistas
FRA - PP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos pensionistas
FPA = Folha de Proventos dos aposentados
FPP = Folha de proventos dos pensionistas
FPAP = Folha de proventos dos aposentados e dos pensionistas
 
3.3 Plano de Custeio por Benefício - Alíquotas de Equilíbrio Definidas na Avaliação Atuarial
Benefício Custo Normal * Custo Suplementar *
 Aposentadoria por Idade, Tempo de Contribuição e Compulsória 14,93
 Aposentadoria por Invalidez 1,30
 Pensão por Morte de Segurado Ativo 1,76
 Pensão por Morte de Aposentado por Idade, Tempo de Contribuição e Compulsória 2,10
 Pensão por Morte de Aposentado por Invalidez 0,01
 Auxílio Doença 1,86
 Salário Maternidade 0,09
 Auxílio Reclusão 0,01
 Salário Família 0,35
 Base de Incidência das Contribuições ** FRAPAP FRAPAP
* Caso haja segregação das alíquotas de contribuição por faixa salarial, idade ou outros critérios,
tal divisão deverá ser detalhada no paracer atuarial.

** Base de Incidência
FRA = Folha de remuneração dos ativos
FRA - PA = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados
FRA - PAP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados e pensionistas
FRA - PP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos pensionistas
FPA = Folha de Proventos dos aposentados
FPP = Folha de proventos dos pensionistas
FPAP = Folha de proventos dos aposentados e dos pensionistas
 
QUADRO 4 - Estatísticas
Situação da População Coberta Quantidade Remuneração Média (R$) * Idade Média
Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino
Ativos 964 407 729,99 971,78 35 37
Aposentados por Tempo de Contribuição 15 1 557,53 540,00 61 67
Aposentados por Idade
Aposentados Compulsória
Aposentados por Invalidez
Pensionistas
* Preencha os valores com centavos sem vírgulas. Por exemplo: Para 1.593,75 deve ser
informado 159375
 
QUADRO 5 - Projeção Atuarial
Ano Receita Despesas Saldo
2011 1.537.714,60  574.520,86  6.204.257,43 
2012 1.651.657,41  706.073,34  7.864.075,61 
2013 1.769.105,57  800.730,45  9.737.763,12 
2014 1.887.835,12  1.035.931,12  11.710.678,41 
2015 2.015.484,51  1.183.378,53  13.890.917,68 
2016 2.173.891,27  1.384.787,60  16.279.143,80 
2017 2.302.575,86  1.637.923,10  18.817.851,59 
2018 2.448.096,24  1.903.418,15  21.528.840,75 
2019 2.627.187,99  2.204.426,89  24.430.002,00 
2020 2.801.894,17  2.560.086,31  27.484.191,69 
2021 2.970.403,64  2.880.530,44  30.738.045,03 
2022 3.173.545,92  3.335.516,99  34.114.637,71 
2023 3.363.116,99  3.769.618,38  37.635.413,40 
2024 3.587.316,89  4.375.336,77  41.179.982,32 
2025 3.796.637,54  4.953.907,21  44.763.352,22 
2026 4.009.079,86  5.677.988,81  48.247.600,37 
2027 4.231.325,09  6.457.111,67  51.576.077,54 
2028 4.420.305,55  7.324.644,97  54.609.176,17 
2029 4.641.987,63  8.268.419,96  57.269.352,20 
2030 4.833.636,70  9.462.538,56  59.233.298,16 
2031 5.087.814,26  10.598.343,44  60.541.706,26 
2032 5.334.389,53  11.925.688,01  60.919.969,00 
2033 5.536.900,99  13.401.338,00  60.068.638,83 
2034 5.724.767,29  15.106.854,16  57.601.653,66 
2035 5.962.600,08  16.703.695,25  53.491.660,86 
2036 6.146.019,16  18.459.159,76  47.336.480,25 
2037 6.340.039,86  20.328.456,44  38.797.439,28 
2038 6.499.238,24  22.284.190,44  27.478.848,30 
2039 6.720.600,15  24.055.430,47  13.307.383,00 
2040 6.936.947,75  25.870.229,88  -4.093.953,21 
2041 7.116.586,35  27.825.064,76  -24.802.431,62 
2042 7.380.988,98  29.466.160,48  -46.887.603,12 
2043 7.628.167,72  31.184.420,75  -70.443.856,14 
2044 7.826.055,98  33.100.174,98  -95.717.975,14 
2045 8.063.691,91  34.775.854,49  -122.430.137,72 
2046 8.256.043,27  36.633.860,03  -150.807.954,48 
2047 8.410.603,25  38.482.436,55  -180.879.787,77 
2048 8.645.809,02  40.073.693,65  -212.307.672,40 
2049 8.795.087,98  41.837.535,79  -245.350.120,21 
2050 8.997.357,98  43.242.727,34  -279.595.489,57 
2051 9.201.416,56  44.439.241,24  -314.833.314,25 
2052 9.374.677,18  45.606.659,19  -351.065.296,26 
2053 9.508.600,13  46.674.963,00  -388.231.659,13 
2054 9.629.407,08  47.572.158,09  -426.174.410,15 
2055 9.718.423,20  48.328.957,37  -464.784.944,32 
2056 9.773.623,73  48.946.453,50  -503.957.774,09 
2057 9.792.732,82  49.399.246,86  -543.564.288,13 
2058 9.775.520,04  49.677.199,01  -583.465.967,10 
2059 9.719.587,53  49.766.307,68  -623.512.687,26 
2060 9.625.212,24  49.657.194,54  -663.544.669,56 
2061 9.492.301,12  49.341.803,52  -703.394.171,96 
2062 9.320.906,93  48.816.293,16  -742.889.558,19 
2063 9.111.228,25  48.079.579,92  -781.857.909,86 
2064 8.861.499,28  47.125.140,46  -820.121.551,04 
2065 8.574.699,30  45.958.600,15  -857.505.451,90 
2066 8.251.084,20  44.583.615,52  -893.837.983,22 
2067 7.891.252,87  43.002.729,21  -928.949.459,56 
2068 7.498.426,93  41.223.613,61  -962.674.646,23 
2069 7.076.341,32  39.264.468,62  -994.862.773,53 
2070 6.628.712,47  37.138.825,48  -1.025.372.886,54 
2071 6.158.791,69  34.858.687,19  -1.054.072.782,05 
2072 5.672.205,19  32.450.140,87  -1.080.850.717,73 
2073 5.170.393,58  29.923.429,95  -1.105.603.754,10 
2074 4.659.532,05  27.311.670,18  -1.128.255.892,23 
2075 4.145.436,05  24.644.811,40  -1.148.755.267,58 
2076 3.634.387,94  21.954.784,76  -1.167.075.664,40 
2077 3.133.474,84  19.275.253,34  -1.183.217.442,89 
2078 2.655.265,65  16.653.259,77  -1.197.215.437,02 
2079 2.203.785,10  14.119.790,02  -1.209.131.441,94 
2080 1.788.312,22  11.727.795,73  -1.219.070.925,45 
2081 1.411.233,07  9.496.096,11  -1.227.155.788,48 
2082 1.079.359,50  7.475.700,63  -1.233.552.129,62 
2083 798.003,82  5.702.675,70  -1.238.456.801,49 
2084 567.038,75  4.182.220,00  -1.242.071.982,74 
2085 387.977,45  2.943.183,06  -1.244.627.188,36 
 
QUADRO 6 - Parecer Atuarial
1. INTRODUÇÃO
A Avaliação Atuarial Anual, descrita neste documento é relativa à posição de 31/12/2010 do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS de CRUZ, no Estado do Ceará. Levou-se em consideração à referida avaliação o regime financeiro, o rol de benefícios, o método de custeio e as premissas atuariais, em consonância com a realidade do RPPS. E está em obediência à legislação federal que rege o funcionamento da Previdência Social dos Entes Estatais, incluindo-se as determinações legais referentes à transição imposta pela Reforma da Previdência do setor Público e às novas de elegibilidade. A Avaliação Atuarial contempla os cálculos atuariais determinantes das alíquotas de contribuição atuarialmente equilibradas e suficientes para fazer jus a todas as obrigações futuras do RPPS junto as servidores ativos, inativos e pensionistas.
2. SITUAÇÃO DA BASE CADASTRAL
A base de dados utilizada nesta avaliação atuarial contém informações sobre os servidores ativos e inativos do Município de CRUZ à data base de 30 de setembro de 2010. As inconsistências verificadas encontram-se relacionadas na Avaliação Atuarial, porém não constitui, no nosso entendimento, motivo relevante para a invalidação dos resultados aqui apresentados, porém entendemos ser necessária uma permanente revisão, manutenção e atualização dos dados correspondentes, visando à obtenção de um cadastro continuamente consistente.
3. ATIVO LÍQUIDO DO PLANO
O ativo líquido do plano, nada data-base das informações, era de R$ 4.699.999,72 (quatro milhões seiscentos e noventa e nove mil novecentos e noventa e nove reais e setenta e dois centavos) incluído valor de R$ 542.819,76 (quinhentos e quarenta e dois mil oitocentos e dezenove reais e setenta e seis centavos) referente ao termo de parcelamento autorizado.
4. CUSTEIO DO PLANO E EXPECTATIVA DE EVOLUÇÃO FUTURA
A alíquota necessária para equilibrar atuarialmente o RPPS, no que concerne aos benefícios a serem acruados a partir de 01 de janeiro de 2011, foi estimada em 22,41% (vinte e dois vírgula quarenta e um por cento), competindo 11,0% (onze por cento) aos servidores ativos, inativos e pensionistas, enquanto a prefeitura arcará com uma alíquota de 13,41 % (treze vírgula quarenta e um por cento), incluindo as despesas administrativas. Os custos suplementares são destinados para amortizar o passivo atuarial não fundado do plano. Entende-se como passivo atuarial não fundado, a discrepância que se desenvolve entre os ativos do plano e o passivo atuarial determinado prospectivamente. Logo, o custo suplementar é o “custo normal” do plano destinado à amortização do Valor Presente Atuarial dos Benefícios Futuros da idade atual até a idade de aposentadoria. A insuficiência dos custos normais para amortizar o Valor Presente Atuarial dos Benefícios Futuros cria um passivo não fundado que, em troca, gera um custo suplementar. O custo suplementar apurado na presente avaliação atuarial necessário para fundar o passivo atuarial não fundado será apresentado nos tópicos a seguir.
5. DÉFICIT ATUARIAL
Sob a metodologia de cálculo utilizada, sob as hipóteses atuariais, financeiras e demográficas adotadas e sob as informações disponibilizadas pelo RPPS do município de CRUZ o déficit atuarial foi estimado em R$ 9.085.069,71 (nove milhões oitenta e cinco mil sessenta e nove reais e setenta e um centavos).
6. EXPLICAÇÃO DAS DIVERGÊNCIAS QUANTO AOS DRRA ANTERIORES
Apresenta-se nesta seção breve explicação sobre as divergências obtidas entre esta DRAA e aquelas dos anos anteriores, especialmente aquela do exercício de 2010.
A Tabela 01 – Divergências observadas no Quadro 3 (3.1 – Valores) apresenta as variações percentuais observadas nos respectivos campos entre os exercícios de 2009, 2010 e 2011, sendo 2011 o ano base para todos as variações.

A Tabela 02 – Divergências observadas no Quadro 4 (Estatísticas) descreve as variações percentuais sobre as estatísticas populacionais entre os exercícios de 2009, 2010 e 2011, que é o ano base para todos os cálculos.

A variação no ativo líquido do plano não será motivo de maiores explanações, afinal trata-se de mutação puramente financeira, já ocorrida, decorrente dos rendimentos de mercado e, principalmente, dos resultados financeiros observados todos os meses, conforme Demonstrativos Previdenciários.
O Valor Atual dos Salários Futuros apresentou variação positiva de 12,70% (doze vírgula setenta por cento) entre 2011 e 2010. Justifica-se tal variação pelo aumento observado de segurados ativos e da remuneração média da população.
O Valor Atual dos Benefícios Futuros apresentou variação sobre o valor observado no exercício de 2010, devido a diferença do Valor Atual dos Salários Futuros.
O Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) e o Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) tiveram variações decorrentes da diferença do Valor Atual dos Salários Futuros e de diferenças nas alíquotas.
O Valor Atual da Compensação Financeira a Receber foi estimado em R$ 7.902.586,06 (sete milhões novecentos e dois mil quinhentos e oitenta e seis reais e seis centavos) em função das informações fornecidas pelo RPPS de CRUZ e das hipóteses adotadas na avaliação atuarial anual conforme determinação da Portaria 403/08 do MPS.
O Déficit Atuarial aumentou 161,94% (cento e sessenta e um vírgula noventa e quatro por cento) em 2011. Portanto, faz-se necessário a adoção da política de custeio sugerida nesta avaliação atuarial.
O valor da média da taxa anual real de crescimento da remuneração, com base no comparativo dos anos de 2011, 2010, 2009 e 2008 foi estimada em 56,43% (cinquenta e seis vírgula quarenta e três por cento).
7. CONCLUSÕES
De acordo com, i) a legislação vigente que tange os RPPS, ii) as informações prestadas pela Prefeitura Municipal de CRUZ, iii) o rol de benefícios do RPPS de CRUZ, e iv) as hipóteses e método atuarial de avaliação e custeio adotado, observamos que o respectivo regime, sob o enfoque atuarial, encontra-se equilibrado, conforme retratado abaixo:
• 11,00% (onze por cento) para os servidores efetivos;
• 11,00% (onze por cento) para os servidores inativos e para os pensionistas para a parcela remuneratória que exceder o teto de remuneração do RGPS;
• 13,41% (treze vírgula quarenta e um por cento) para o ente público municipal; e
• alíquota extraordinária de 0,59% (zero vírgula cinqüenta e nove por cento) para o exercício de 2011 e 2012, sendo aplicado um fator multiplicativo de 2,0847 de quatro em quatro anos, até 2033 atingindo o percentual de 48,55% no período de 2033 a 2044.

Portanto, o atual plano de custeio é suficiente para equilibrar o plano, não sendo necessária nenhuma alteração.

Fortaleza, 13 de fevereiro de 2011.

____________________________________
Thiago Soares Marques
Atuário – MIBA 1.507
ARIMA Consultoria Atuarial, Financeira e Mercadológica Ltda.

QUADRO 7 - Certificado

Certifico para os devidos fins, que este Demonstrativo representa o Resumo do Cálculo Atuarial por mim realizado, sendo os resultados de minha inteira responsabilidade para quaisquer aspectos legais.

7.1 Atuário Responsável pela Avaliação
Nome: Thiago Soares Marques
MIBA: 1507
CPF: 65830547368
Correio eletrônico: thiago@arimaconsultoria.com.br
Telefone: (085) 32748063
Data: 19/11/2018
Assinatura: _____________________________

Certifico para os devidos fins, que este é o Demonstrativo Oficial, referente ao exercício em questão, estando ciente das informações repassadas pelo atuário responsável técnico.

7.2 Representante Legal do RPPS
Nome: Luiz Carlos Muniz
Cargo: Gestor
CPF: 26305950300
Correio eletrônico: lcmuniz23@hotmail.com
Telefone: (088) 36601277
Data: 19/11/2018
Assinatura: _____________________________

Avisos:
O preenchimento do campo "Número do Fax" é obrigatório
O preenchimento do campo "Descrição da População Coberta" é obrigatório
O campo "Taxa de Juros Real" deve ter valor maior que 0 e menor que 6
O campo "Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O preenchimento do campo "Valor Atual do Resultado Atuarial - Capitalização" é obrigatório
O campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Quantidade - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Quantidade - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Remuneração Média - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Remuneração Média - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Idade Média - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Idade Média - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Pensionistas - Quantidade - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Pensionistas - Quantidade - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Pensionistas - Remuneração Média - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Pensionistas - Remuneração Média - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O preenchimento do campo "Pensionistas - Idade Média - Sexo Feminino" é obrigatório
O preenchimento do campo "Pensionistas - Idade Média - Sexo Masculino" é obrigatório



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