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Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial - 2011

  CE - PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIPOCA

  CNPJ : 07623077000167

  SIAFI : 981429

  Cadastro de

  Nome do Plano : NovoPlano

 
QUADRO 1 - Dados do Regime Próprio de Previdência - RPP
 
1.1 Avaliação Atuarial
 
Data da Avaliação: 24/6/2011
Data-Base: 31/12/2010
 
Descrição da População Coberta: Servidores ativos e inativos, inclusive seus dependentes, e pensionistas.
 
Obs: Data da Avaliação deve ser maior que a Data-Base
Data-Base: data de extração das informações cadastrais
 
1.2 Plano de Benefícios, Regime Financeiro e Método de Financiamento
Benefícios do Plano Regime
Financeiro *
Método **
Sim  Aposentadorias por Idade, Tempo de
 Contribuição e Compulsória
CAP PUC
Sim  Aposentadoria por Invalidez CAP PUC
Sim  Pensão por Morte de segurado Ativo CAP PUC
Sim  Pensão por Morte de Aposentado por Idade,
 Tempo de Contribuição e Compulsória
CAP PUC
Sim  Pensão por Morte de Aposentado
 por Invalidez
CAP PUC
Sim  Auxílio-doença CAP PUC
Sim  Salário-maternidade CAP PUC
Sim  Auxílio-reclusão CAP PUC
Sim  Salário-família CAP PUC
* Regime Financeiro
RCC = Repartição de Capitais de Cobertura
RS = Repartição Simples
CAP = Capitalização

** Método de Financiamento
UC = Crédito Unitário
PUC = Crédito Unitário Projetado
PNI = Prêmio Nivelado Individual
IEN = Idade de Entrada Normal

QUADRO 2 - Hipóteses
2.1 Hipóteses Financeiras
Hipóteses Valores
 Taxa de Juros Real 6,00
 Taxa Real de Crescimento do Salário por Mérito 2,00
 Projeção de Crescimento Real do Salário por Produtividade 0,00
 Projeção de Crescimento Real dos Benefícios do Plano 0,00
 Fator de Determinação do valor real ao longo do tempo Dos Salários 100,00
 Fator de Determinação do valor real ao longo do tempo Dos Benefícios 100,00
 
2.2 Hipóteses Biométricas
Hipóteses Valores
 Novos Entrados * Grupo Fechado
 Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador morte) Outros
 Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador sobrevivência) Outros
 Tábua de Mortalidade de Inválido ** Outros
 Tábua de Entrada em Invalidez *** alvaro
 Tábua de Morbidez
 Outras Tábuas utilizadas
 Composição Familiar  O Grupo familiar do servidor casado, caso nao o tenha informacoes, será de conjuge mais dois filhos. A diferenca entre a idade do filho menor de 21 anos e do servidor sera de 25 anos e a diferenca entre a idade do filho menor e do filho mais velho sera 2 anos.
* Descrever a hipótese de comportamento da contratação de novos servidores.
** Tábua de Mortalidade de Inválido EIAPC = Experiência IAPC
*** Tábua de Entrada em Invalidez AV = Álvaro Vindas

QUADRO 3 - Resultados
3.1 Valores
Campos Valores da avaliação atuarial em R$ *
Benefícios - Regime de Capitalização Benefícios - Regime de Repartição
 Ativo do Plano 12.218.886,61
 Valor Atual dos Salários Futuros 501.442.861,36
 Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) 215.328.719,22
 Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios concedidos) 0,00
 Valor Atual das ContribuiçõesFuturas do Ente(Benefícios Concedidos) 0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista
 (Benefícios Concedidos)
0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) 66.942.621,99
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) 55.591.421,81
 Valor Atual da Compensação Financeira a Receber 59.829.617,39
 Valor Atual da Compensação Financeira a Pagar
 Resultado Atuarial: (+) Superávit / (-) Déficit - 20.746.171,42
* Preencha os valores com centavos sem vírgulas. Por exemplo: Para 1.593,75 deve ser
informado 159375
 
Observações
Qtd. de caracteres


3.2 Plano de Custeio - Alíquotas de Equilíbrio Definidas na Avaliação Atuarial
Contribuinte Custo Normal * Custo Suplementar *
 Ente Público 15,35 0,00
 Servidor Ativo 11,00
 Servidor Aposentado 11,00
 Pensionista 11,00
 Base de Incidência das Contribuições do Ente Público ** FRAPAP FRAPAP
Observações
Qtd. de caracteres


* Caso haja segregação das alíquotas de contribuição por faixa salarial, idade ou outros critérios,
tal divisão deverá ser detalhada no paracer atuarial.

** Base de Incidência
FRA = Folha de remuneração dos ativos
FRA - PA = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados
FRA - PAP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados e pensionistas
FRA - PP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos pensionistas
FPA = Folha de Proventos dos aposentados
FPP = Folha de proventos dos pensionistas
FPAP = Folha de proventos dos aposentados e dos pensionistas
 
3.3 Plano de Custeio por Benefício - Alíquotas de Equilíbrio Definidas na Avaliação Atuarial
Benefício Custo Normal * Custo Suplementar *
 Aposentadoria por Idade, Tempo de Contribuição e Compulsória 13,93 0,00
 Aposentadoria por Invalidez 1,79
 Pensão por Morte de Segurado Ativo 2,93
 Pensão por Morte de Aposentado por Idade, Tempo de Contribuição e Compulsória 3,04
 Pensão por Morte de Aposentado por Invalidez 0,40
 Auxílio Doença 2,09
 Salário Maternidade 0,11
 Auxílio Reclusão 0,01
 Salário Família 0,05
 Base de Incidência das Contribuições ** FRAPAP FRAPAP
* Caso haja segregação das alíquotas de contribuição por faixa salarial, idade ou outros critérios,
tal divisão deverá ser detalhada no paracer atuarial.

** Base de Incidência
FRA = Folha de remuneração dos ativos
FRA - PA = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados
FRA - PAP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados e pensionistas
FRA - PP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos pensionistas
FPA = Folha de Proventos dos aposentados
FPP = Folha de proventos dos pensionistas
FPAP = Folha de proventos dos aposentados e dos pensionistas
 
QUADRO 4 - Estatísticas
Situação da População Coberta Quantidade Remuneração Média (R$) * Idade Média
Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino
Ativos 2290 866 1.063,43 1.051,64 42 39
Aposentados por Tempo de Contribuição
Aposentados por Idade
Aposentados Compulsória
Aposentados por Invalidez
Pensionistas
* Preencha os valores com centavos sem vírgulas. Por exemplo: Para 1.593,75 deve ser
informado 159375
 
QUADRO 5 - Projeção Atuarial
Ano Receita Despesas Saldo
2011 11.460.626,50  2.485.315,65  22.600.835,69 
2012 11.810.808,59  3.926.511,14  33.086.941,35 
2013 12.502.069,53  4.625.933,37  44.772.046,19 
2014 13.216.049,07  5.426.568,67  57.715.684,55 
2015 13.979.210,15  6.283.027,92  72.056.096,39 
2016 14.690.898,68  7.464.239,10  87.577.853,79 
2017 15.476.943,41  8.645.357,72  104.491.402,00 
2018 16.199.847,93  10.198.659,76  122.521.640,37 
2019 16.969.805,92  11.838.599,46  141.757.538,07 
2020 17.774.385,10  13.602.826,45  162.248.224,50 
2021 18.600.796,07  15.554.282,56  183.972.753,61 
2022 19.513.572,59  17.531.802,15  207.133.467,46 
2023 20.026.055,17  20.832.052,38  230.172.675,02 
2024 20.405.610,77  24.670.640,45  252.405.123,68 
2025 20.527.962,95  29.395.004,25  272.594.960,22 
2026 20.912.200,25  33.688.874,52  291.199.417,77 
2027 21.011.308,70  38.978.592,09  306.755.011,36 
2028 21.254.738,32  44.116.855,11  319.206.531,47 
2029 21.340.268,17  49.919.770,80  327.374.084,74 
2030 21.331.665,50  56.231.894,17  330.161.160,71 
2031 21.250.483,46  62.972.491,83  326.447.305,17 
2032 21.275.833,00  69.660.415,23  315.643.336,71 
2033 20.915.927,33  77.528.367,30  295.367.757,66 
2034 19.960.928,89  87.111.812,10  262.219.610,72 
2035 19.266.583,73  96.213.694,26  215.459.221,78 
2036 18.159.707,17  106.526.614,17  151.895.980,40 
2037 17.428.597,99  115.993.362,38  70.817.481,27 
2038 16.317.839,60  126.589.692,69  -31.301.863,37 
2039 14.683.248,04  138.547.852,08  -155.166.467,41 
2040 13.689.848,37  148.873.147,42  -290.349.766,46 
2041 12.252.790,47  160.286.976,09  -438.383.952,08 
2042 10.205.835,05  173.259.318,43  -601.437.435,45 
2043 8.271.613,74  185.690.785,45  -778.856.607,16 
2044 6.222.205,76  198.366.296,03  -971.000.697,43 
2045 4.640.327,13  209.532.023,02  -1.175.892.393,33 
2046 3.719.597,90  218.733.503,35  -1.390.906.298,78 
2047 2.990.958,12  227.167.758,92  -1.615.083.099,58 
2048 2.340.859,53  235.057.789,03  -1.847.800.029,08 
2049 1.483.534,45  242.975.812,07  -2.089.292.306,69 
2050 1.300.592,29  248.816.741,82  -2.336.808.456,22 
2051 912.534,77  254.591.587,14  -2.590.487.508,60 
2052 584.781,53  259.579.454,01  -2.849.482.181,08 
2053 556.108,08  263.147.073,98  -3.112.073.146,98 
2054 563.840,24  265.842.032,28  -3.377.351.339,02 
2055 569.830,47  267.684.848,83  -3.644.466.357,38 
2056 573.945,80  268.609.689,27  -3.912.502.100,85 
2057 576.042,89  268.561.324,70  -4.180.487.382,66 
2058 576.145,84  267.481.235,04  -4.447.392.471,85 
2059 574.149,94  265.325.199,86  -4.712.143.521,77 
2060 570.033,03  262.065.180,61  -4.973.638.669,36 
2061 563.578,88  257.671.080,90  -5.230.746.171,37 
2062 554.308,00  252.122.983,14  -5.482.314.846,51 
2063 542.357,39  245.408.708,28  -5.727.181.197,40 
2064 527.707,60  237.576.854,63  -5.964.230.344,44 
2065 509.958,38  228.645.082,44  -6.192.365.468,50 
2066 489.838,73  218.709.879,58  -6.410.585.509,34 
2067 467.121,39  207.812.518,36  -6.617.930.906,32 
2068 442.029,63  196.071.040,48  -6.813.559.917,17 
2069 414.521,88  183.585.565,17  -6.996.730.960,46 
2070 385.633,23  170.537.807,45  -7.166.883.134,68 
2071 354.961,06  157.097.052,99  -7.323.625.226,61 
2072 323.121,36  143.452.057,40  -7.466.754.162,65 
2073 289.700,81  129.709.165,30  -7.596.173.627,14 
2074 256.192,46  115.983.975,27  -7.711.901.409,95 
2075 221.962,16  102.490.199,79  -7.814.169.647,58 
2076 188.202,49  89.333.552,42  -7.903.314.997,50 
2077 154.847,30  76.693.005,64  -7.979.853.155,84 
2078 124.761,37  64.719.213,79  -8.044.447.608,25 
2079 95.875,69  53.565.542,73  -8.097.917.275,29 
2080 70.968,35  43.429.363,32  -8.141.275.670,27 
2081 50.577,60  34.399.019,68  -8.175.624.112,35 
2082 34.237,38  26.571.628,28  -8.202.161.503,24 
2083 22.078,66  19.983.312,85  -8.222.122.737,43 
2084 13.420,85  14.539.019,99  -8.236.648.336,56 
2085 8.477,40  10.248.457,25  -8.246.888.316,41 
 
QUADRO 6 - Parecer Atuarial
1. INTRODUÇÃO A Avaliação Atuarial Anual, descrita neste documento é relativa à posição de 31/12/2010 do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS de ITAPIPOCA, no Estado do Ceará. Levou-se em consideração à referida avaliação o regime financeiro, o rol de benefícios, o método de custeio e as premissas atuariais, em consonância com a realidade do RPPS. E está em obediência à legislação federal que rege o funcionamento da Previdência Social dos Entes Estatais, incluindo-se as determinações legais referentes à transição imposta pela Reforma da Previdência do setor Público e às novas de elegibilidade. A Avaliação Atuarial contempla os cálculos atuariais determinantes das alíquotas de contribuição atuarialmente equilibradas e suficientes para fazer jus a todas as obrigações futuras do RPPS junto as servidores ativos, inativos e pensionistas. 2. SITUAÇÃO DA BASE CADASTRAL A base de dados utilizada nesta avaliação atuarial contém informações sobre os servidores ativos e inativos do Município de ITAPIPOCA à data base de 31 de dezembro de 2010. As inconsistências verificadas encontram-se relacionadas na Avaliação Atuarial, porém não constitui, no nosso entendimento, motivo relevante para a invalidação dos resultados aqui apresentados, porém entendemos ser necessária uma permanente revisão, manutenção e atualização dos dados correspondentes, visando à obtenção de um cadastro continuamente consistente. 3. ATIVO LÍQUIDO DO PLANO O ativo líquido do plano, nada data-base das informações, era de R$ 12.218.886,61 (doze milhões duzentos e dezoito mil oitocentos e oitenta e seis reais e sessenta e um centavos), sendo R$ 1.868.170,08 (um milhão oitocentos e sessenta e oito mil cento e setenta reais e oito centavos) relativo à divida da prefeitura com o RPPS do município. 4. CUSTEIO DO PLANO E EXPECTATIVA DE EVOLUÇÃO FUTURA A alíquota necessária para equilibrar atuarialmente o RPPS, no que concerne aos benefícios a serem acruados a partir de 01 de janeiro de 2011, foi estimada em 26,35% (vinte e seis vírgula trinta e cinco centavos), competindo 11,0% (onze por cento) aos servidores ativos, inativos e pensionistas, enquanto a prefeitura arcará com uma alíquota de 15,35% (quinze vírgula trinta e cinco por cento), incluindo as despesas administrativas. Os custos suplementares são destinados para amortizar o passivo atuarial não fundado do plano. Entende-se como passivo atuarial não fundado, a discrepância que se desenvolve entre os ativos do plano e o passivo atuarial determinado prospectivamente. Logo, o custo suplementar é o “custo normal” do plano destinado à amortização do Valor Presente Atuarial dos Benefícios Futuros da idade atual até a idade de aposentadoria. A insuficiência dos custos normais para amortizar o Valor Presente Atuarial dos Benefícios Futuros cria um passivo não fundado que, em troca, gera um custo suplementar. O custo suplementar apurado na presente avaliação atuarial necessário para fundar o passivo atuarial não fundado será apresentado nos tópicos a seguir. 5. DÉFICIT ATUARIAL Sob a metodologia de cálculo utilizada, sob as hipóteses atuariais, financeiras e demográficas adotadas e sob as informações disponibilizadas pelo RPPS do município de ICAPUÍ o déficit atuarial foi estimado em R$ 20.746.171,42 (vinte milhões setecentos e quarenta e seis mil cento e setenta e um reais e quarenta e dois centavos). 6. EXPLICAÇÃO DAS DIVERGÊNCIAS QUANTO AOS DRRA ANTERIORES Apresenta-se nesta seção breve explicação sobre as divergências obtidas entre esta DRAA e aquelas dos anos anteriores, especialmente aquela do exercício de 2010. A Tabela 01 – Divergências observadas no Quadro 3 (3.1 – Valores) apresenta as variações percentuais observadas nos respectivos campos entre os exercícios de 2009, 2010 e 2011, sendo 2011 o ano base. Tabela 01 – Divergências observadas no Quadro 03 (3.1 - Valores) Campos 2011-2009 2011 - 2010 Ativo do Plano - 155,41% Valor Atual dos Salários Futuros 55,92% 47,76% Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) 29,32% 46,13% Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios concedidos) - - Valor Atual das ContribuiçõesFuturas do Ente(Benefícios Concedidos) - - Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios Concedidos) - - Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) 35,60% 64,93% Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) 57,14% 47,30% Valor Atual da Compensação Financeira a Receber - - Valor Atual da Compensação Financeira a Pagar - - Resultado Atuarial: (+) Superávit / (-) Déficit -74,63% -67,66% A Tabela 02 – Divergências observadas no Quadro 4 (Estatísticas) descreve as variações percentuais sobre as estatísticas populacionais entre os exercícios de 2010 e 2011, que é o ano base para o cálculo. Tabela 02 – Divergências observadas no Quadro 04 (Estatísticas) Situação da população coberta Quantidade Remuneração Média (R$) Idade Média Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino ---------------------------------------------------------------------------- 2011 - 2010 ---------------------------------------------------------------------------- Ativos 9,05% 1,29% 24,60% 11,74% 1,41% 1,08% Aposentados por Tempo de Contribuição - - - - - - Aposentados por Idade - - - - - - Aposentados Compulsória - - - - - - Aposentados por Invalidez - - - - - - Pensionistas - - - - - - Situação da população coberta Quantidade Remuneração Média (R$) Idade Média Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino ---------------------------------------------------------------------------- 2011 - 2009 ---------------------------------------------------------------------------- Ativos 19,02% 6,00% 27,66% 17,86% 3,18% 3,52% Aposentados por Tempo de Contribuição - - - - - - Aposentados por Idade - - - - - - Aposentados Compulsória - - - - - - Aposentados por Invalidez - - - - - - Pensionistas - - - - - - A variação no ativo líquido do plano não será motivo de maiores explanações, afinal trata-se de mutação puramente financeira, já ocorrida, decorrente dos rendimentos de mercado e, principalmente, dos resultados financeiros observados todos os meses, conforme Demonstrativos Previdenciários. O Valor Atual dos Salários Futuros apresentou variação positiva entre 2011 e 2010. Justifica-se tal variação pelo aumento observado no número de segurados ativos, nem como sua remuneração média. O Valor Atual dos Benefícios Futuros apresentou variação sobre o valor observado no exercício de 2010, devido à diferença do Valor Atual dos Salários Futuros. O Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) e o Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) tiveram variações decorrentes da diferença do Valor Atual dos Salários Futuros. O Valor Atual da Compensação Financeira a Receber foi estimado em R$ 59.829.617,39 (cinquenta e nove milhões oitocentos e vinte e nove mil seiscentos e dezessete reais e trinta e nove centavos) em função das informações fornecidas pelo RPPS de ITAPIPOCA e das hipóteses adotadas na avaliação atuarial anual conforme determinação da Portaria 403/08 do MPS. O Déficit Atuarial diminuiu em 2011. Portanto, faz-se necessário a adoção da política de custeio sugerida nesta avaliação atuarial. O valor da média da taxa anual real de crescimento da remuneração, com base no comparativo do banco de dados dos anos de 2011, 2010 e 2009 foi estimada em 10,31% (dez vírgula trinta e um por cento). Este valor tem como base a média de crescimento, entre os anos citados acima, dos servidores que estavam em pelo menos dois anos consecutivos, retirando-se a inflação média de cada período. A metodologia também utilizou um ajuste para os servidores que ganhavam menos do que o salário mínimo da época, desta forma, considerou-se o valor do mínimo para estes servidores. 7. CONCLUSÕES De acordo com, i) a legislação vigente que tange os RPPS, ii) as informações prestadas pela Prefeitura Municipal de ITAPIPOCA, iii) o rol de benefícios do RPPS de ITAPIPOCA, e iv) as hipóteses e método atuarial de avaliação e custeio adotado, observamos que o respectivo regime, sob o enfoque atuarial, encontra-se equilibrado, conforme retratado abaixo: • 11,00% (onze por cento) para os servidores efetivos; • 11,00% (onze por cento) para os servidores inativos e para os pensionistas para a parcela remuneratória que exceder o teto de remuneração do RGPS; • 11,00% (onze por cento) para o ente público municipal; e • alíquota extraordinária conforme uma das duas propostas abaixo: o 5,57% para o ano de 2011 até 2045. o 4,35% para o ano de 2011 e 2012, adicionando-se em 0,36% de quatro em quatro anos até 2045, ficando no valor de 7,56%.

QUADRO 7 - Certificado

Certifico para os devidos fins, que este Demonstrativo representa o Resumo do Cálculo Atuarial por mim realizado, sendo os resultados de minha inteira responsabilidade para quaisquer aspectos legais.

7.1 Atuário Responsável pela Avaliação
Nome: Thiago Soares Marques
MIBA: 1507
CPF: 65830547368
Correio eletrônico: thiago@arimaconsultoria.com.br
Telefone: (085) 32748063
Data: 16/12/2017
Assinatura: _____________________________

Certifico para os devidos fins, que este é o Demonstrativo Oficial, referente ao exercício em questão, estando ciente das informações repassadas pelo atuário responsável técnico.

7.2 Representante Legal do RPPS
Nome: Benedito Virginio Barroso
Cargo: Gestor
CPF: 25880306372
Correio eletrônico: benebarroso@hotmail.com
Telefone: (088) 36314200
Data: 16/12/2017
Assinatura: _____________________________

Avisos:
O preenchimento do campo "Número do Fax" é obrigatório
O preenchimento do campo "Descrição da População Coberta" é obrigatório
O campo "Taxa de Juros Real" deve ter valor maior que 0 e menor que 6
O campo "Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O preenchimento do campo "Valor Atual do Resultado Atuarial - Capitalização" é obrigatório
O campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Quantidade - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Quantidade - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Remuneração Média - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Remuneração Média - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Idade Média - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Idade Média - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Pensionistas - Quantidade - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Pensionistas - Quantidade - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Pensionistas - Remuneração Média - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Pensionistas - Remuneração Média - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O preenchimento do campo "Pensionistas - Idade Média - Sexo Feminino" é obrigatório
O preenchimento do campo "Pensionistas - Idade Média - Sexo Masculino" é obrigatório
Foi selecionado regime de Capitalizacao e o campo "Valor Atual da Compensação Financeira a Pagar - Capitalização" não foi preenchido



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