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Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial - 2008

  CE - PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE

  CNPJ : 07528292000189

  SIAFI : 981343

  Cadastro de

  Nome do Plano : CAPESB

 
QUADRO 1 - Dados do Regime Próprio de Previdência - RPP
 
1.1 Avaliação Atuarial
 
Data da Avaliação: 10/6/2008
Data-Base: 1/5/2008
 
Descrição da População Coberta: Servidores ativos e seus dependentes, servidores inativos e os pensionistas.
 
Obs: Data da Avaliação deve ser maior que a Data-Base
Data-Base: data de extração das informações cadastrais
 
1.2 Plano de Benefícios, Regime Financeiro e Método de Financiamento
Benefícios do Plano Regime
Financeiro *
Método **
Sim  Aposentadorias por Idade, Tempo de
 Contribuição e Compulsória
CAP Outros
Sim  Aposentadoria por Invalidez CAP UC
Sim  Pensão por Morte de segurado Ativo CAP UC
Sim  Pensão por Morte de Aposentado por Idade,
 Tempo de Contribuição e Compulsória
CAP UC
Sim  Pensão por Morte de Aposentado
 por Invalidez
CAP UC
Sim  Auxílio-doença CAP UC
Sim  Salário-maternidade CAP UC
Sim  Auxílio-reclusão CAP UC
Sim  Salário-família CAP UC
* Regime Financeiro
RCC = Repartição de Capitais de Cobertura
RS = Repartição Simples
CAP = Capitalização

** Método de Financiamento
UC = Crédito Unitário
PUC = Crédito Unitário Projetado
PNI = Prêmio Nivelado Individual
IEN = Idade de Entrada Normal

QUADRO 2 - Hipóteses
2.1 Hipóteses Financeiras
Hipóteses Valores
 Taxa de Juros Real 6,00
 Taxa Real de Crescimento do Salário por Mérito 1,00
 Projeção de Crescimento Real do Salário por Produtividade 1,00
 Projeção de Crescimento Real dos Benefícios do Plano 1,00
 Fator de Determinação do valor real ao longo do tempo Dos Salários 100,00
 Fator de Determinação do valor real ao longo do tempo Dos Benefícios 100,00
 
2.2 Hipóteses Biométricas
Hipóteses Valores
 Novos Entrados * Grupo Fechado
 Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador morte) at-49
 Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador sobrevivência) at-49
 Tábua de Mortalidade de Inválido ** experiencia
 Tábua de Entrada em Invalidez *** IAPB-57
 Tábua de Morbidez
 Outras Tábuas utilizadas
 Composição Familiar  O Grupo familiar do servidor casado, caso nao o tenha informacoes, será de conjuge mais dois filhos. A diferenca entre a idade do filho menor de 21 anos e do servidor sera de 25 anos e a diferenca entre a idade do filho menor e do filho mais velho sera 2 anos
* Descrever a hipótese de comportamento da contratação de novos servidores.
** Tábua de Mortalidade de Inválido EIAPC = Experiência IAPC
*** Tábua de Entrada em Invalidez AV = Álvaro Vindas

QUADRO 3 - Resultados
3.1 Valores
Campos Valores da avaliação atuarial em R$ *
Benefícios - Regime de Capitalização Benefícios - Regime de Repartição
 Ativo do Plano 11.795.906,80
 Valor Atual dos Salários Futuros 115.330.454,65
 Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) 41.483.643,73
 Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios concedidos) 7.613.876,33
 Valor Atual das ContribuiçõesFuturas do Ente(Benefícios Concedidos) 0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista
 (Benefícios Concedidos)
0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) 12.686.350,01
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) 12.686.350,01
 Valor Atual da Compensação Financeira a Receber 9.305.382,92
 Valor Atual da Compensação Financeira a Pagar 0,00
 Resultado Atuarial: (+) Superávit / (-) Déficit - 2.623.530,31
* Preencha os valores com centavos sem vírgulas. Por exemplo: Para 1.593,75 deve ser
informado 159375
 
Observações
Qtd. de caracteres


3.2 Plano de Custeio - Alíquotas de Equilíbrio Definidas na Avaliação Atuarial
Contribuinte Custo Normal * Custo Suplementar *
 Ente Público 11,00 2,28
 Servidor Ativo 11,00
 Servidor Aposentado 11,00
 Pensionista 11,00
 Base de Incidência das Contribuições do Ente Público **
Observações
Qtd. de caracteres


* Caso haja segregação das alíquotas de contribuição por faixa salarial, idade ou outros critérios,
tal divisão deverá ser detalhada no paracer atuarial.

** Base de Incidência
FRA = Folha de remuneração dos ativos
FRA - PA = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados
FRA - PAP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados e pensionistas
FRA - PP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos pensionistas
FPA = Folha de Proventos dos aposentados
FPP = Folha de proventos dos pensionistas
FPAP = Folha de proventos dos aposentados e dos pensionistas
 
3.3 Plano de Custeio por Benefício - Alíquotas de Equilíbrio Definidas na Avaliação Atuarial
Benefício Custo Normal * Custo Suplementar *
 Aposentadoria por Idade, Tempo de Contribuição e Compulsória 15,47 1,76
 Aposentadoria por Invalidez 0,78 0,09
 Pensão por Morte de Segurado Ativo 0,71 0,08
 Pensão por Morte de Aposentado por Idade, Tempo de Contribuição e Compulsória 0,54 0,06
 Pensão por Morte de Aposentado por Invalidez 0,12 0,01
 Auxílio Doença 2,22 0,25
 Salário Maternidade 0,11 0,01
 Auxílio Reclusão 0,01 0,00
 Salário Família 0,02 0,00
 Base de Incidência das Contribuições ** FRAPAP FRAPAP
* Caso haja segregação das alíquotas de contribuição por faixa salarial, idade ou outros critérios,
tal divisão deverá ser detalhada no paracer atuarial.

** Base de Incidência
FRA = Folha de remuneração dos ativos
FRA - PA = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados
FRA - PAP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados e pensionistas
FRA - PP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos pensionistas
FPA = Folha de Proventos dos aposentados
FPP = Folha de proventos dos pensionistas
FPAP = Folha de proventos dos aposentados e dos pensionistas
 
QUADRO 4 - Estatísticas
Situação da População Coberta Quantidade Remuneração Média (R$) * Idade Média
Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino Sexo Feminino Sexo Masculino
Ativos 778 338 710,56 840,10 38 35
Aposentados por Tempo de Contribuição 73 22 504,74 711,36 63 67
Aposentados por Idade 0 0 0,00 0,00 0 0
Aposentados Compulsória 0 0 0,00 0,00 0 0
Aposentados por Invalidez 0 0 0,00 0,00 0 0
Pensionistas 15 5 601,86 431,54 60 64
* Preencha os valores com centavos sem vírgulas. Por exemplo: Para 1.593,75 deve ser
informado 159375
 
QUADRO 5 - Projeção Atuarial
Ano Receita Despesas Saldo
2008 2.291.737,66  914.903,09  14.380.642,22 
2009 2.336.050,07  992.521,51  17.196.748,54 
2010 2.428.718,15  1.088.127,84  20.298.285,90 
2011 2.526.072,97  1.206.115,87  23.696.787,48 
2012 2.621.880,10  1.328.500,06  27.416.718,56 
2013 2.714.466,01  1.528.745,21  31.409.911,35 
2014 2.790.615,74  1.703.041,65  35.713.860,36 
2015 2.878.848,62  1.880.883,73  40.368.924,56 
2016 2.961.538,68  2.268.017,90  45.196.223,21 
2017 2.966.238,78  2.752.487,52  50.038.067,73 
2018 3.006.219,80  3.123.092,83  55.045.092,83 
2019 3.048.733,11  3.362.831,42  60.367.612,03 
2020 3.141.042,36  3.684.230,19  66.006.067,66 
2021 3.210.016,46  4.131.651,84  71.843.453,61 
2022 3.230.731,52  4.680.489,70  77.750.465,08 
2023 3.274.615,42  5.427.624,13  83.559.104,00 
2024 3.226.225,61  6.449.668,66  88.892.113,20 
2025 3.096.797,18  7.310.676,11  93.780.786,66 
2026 3.014.680,52  8.120.661,84  98.277.957,89 
2027 2.947.885,23  8.894.266,40  102.395.239,60 
2028 2.913.034,70  9.540.642,09  106.252.904,75 
2029 2.915.652,31  10.404.002,48  109.644.852,03 
2030 2.856.895,48  11.162.793,62  112.566.586,74 
2031 2.824.608,89  12.002.694,54  114.915.319,58 
2032 2.771.719,63  13.552.082,85  115.902.285,09 
2033 2.500.364,86  15.050.403,62  115.220.640,32 
2034 2.231.392,57  15.974.978,91  113.275.647,54 
2035 2.135.478,48  16.617.860,82  110.392.691,52 
2036 2.135.113,55  18.189.265,85  105.642.750,83 
2037 1.855.917,68  20.176.378,80  98.140.107,39 
2038 1.428.202,88  22.168.861,40  87.448.995,87 
2039 988.721,05  23.094.545,79  74.297.948,29 
2040 863.122,11  23.819.614,89  58.949.565,42 
2041 814.835,56  25.006.456,58  40.794.379,91 
2042 623.795,27  26.046.738,77  19.548.780,91 
2043 456.030,67  27.363.908,11  -5.357.301,37 
2044 194.308,95  27.952.227,27  -33.115.219,68 
2045 133.225,69  28.419.920,45  -61.401.914,44 
2046 107.336,75  28.859.107,56  -90.153.685,24 
2047 74.034,28  29.278.438,87  -119.358.089,83 
2048 25.765,84  29.514.379,02  -148.846.703,01 
2049 9.584,76  29.656.407,30  -178.493.525,54 
2050 0,01  29.681.480,23  -208.175.005,77 
2051 0,01  29.616.154,08  -237.791.159,85 
2052 0,01  29.452.616,82  -267.243.776,67 
2053 0,01  29.186.039,13  -296.429.815,80 
2054 0,01  28.811.545,61  -325.241.361,41 
2055 0,01  28.326.275,92  -353.567.637,33 
2056 0,01  27.728.472,02  -381.296.109,35 
2057 0,01  27.017.692,03  -408.313.801,38 
2058 0,01  26.194.786,96  -434.508.588,34 
2059 0,01  25.261.994,54  -459.770.582,88 
2060 0,01  24.223.613,22  -483.994.196,10 
2061 0,01  23.085.881,59  -507.080.077,69 
2062 0,01  21.857.024,47  -528.937.102,17 
2063 0,01  20.546.887,11  -549.483.989,28 
2064 0,01  19.167.717,95  -568.651.707,22 
2065 0,01  17.733.745,19  -586.385.452,41 
2066 0,01  13.270.284,48  -599.655.736,90 
2067 0,01  11.792.022,92  -611.447.759,81 
2068 0,01  10.352.149,89  -621.799.909,70 
2069 0,01  8.970.581,14  -630.770.490,84 
2070 0,01  7.665.865,60  -638.436.356,44 
2071 0,01  6.454.235,97  -644.890.592,41 
2072 0,01  5.348.742,29  -650.239.334,70 
2073 0,01  4.358.589,94  -654.597.924,63 
2074 0,01  3.488.739,18  -658.086.663,82 
2075 0,01  2.739.868,42  -660.826.532,24 
2076 0,01  2.108.645,09  -662.935.177,32 
2077 0,01  1.588.253,31  -664.523.430,64 
2078 0,01  1.169.099,57  -665.692.530,21 
2079 0,01  839.672,94  -666.532.203,14 
2080 0,01  587.383,37  -667.119.586,51 
2081 0,01  399.396,24  -667.518.982,75 
2082 0,01  263.349,45  -667.782.332,21 
 
QUADRO 6 - Parecer Atuarial
1. INTRODUÇÃO A Avaliação Atuarial Anual, descrita neste documento é relativa à posição de 01/06/2008, da Caixa de Aposentadoria e Pensão dos Servidores de Beberibe no Estado do Ceará, constituído sob a forma de fundo contábil integrado por bens, direitos e ativos, com fins previdenciários, consoantes o art. 6º da Lei nº. 9.717 de 27 de setembro de 1998. Levou-se em consideração à referida avaliação o regime financeiro, o rol de benefícios, o método de custeio e as premissas atuariais, em consonância com a realidade da Caixa de Aposentadoria e Pensão dos Servidores de Beberibe. E está em obediência à legislação federal que rege o funcionamento da Previdência Social dos Entes Estatais, incluindo-se as determinações legais referentes à transição imposta pela Reforma da Previdência do setor Público e às novas de elegibilidade. A Avaliação Atuarial contempla os cálculos atuariais referente as atuais condições de funcionamento da Caixa de Aposentadoria e Pensão dos Servidores de Beberibe com relação aos planos de benefícios e custeio e os cálculos de ajustamento atuarial correspondente ao plano de benefícios com o novo plano de custeio atuarialmente consistente. 2. SITUAÇÃO DA BASE CADASTRAL A base de dados utilizada nesta avaliação atuarial contém informações sobre os servidores ativos e inativos do Município de Beberibe à data base de 01 de maio de 2008. As inconsistências verificadas encontram-se relacionadas na Avaliação Atuarial, porém não constitui, no nosso entendimento, motivo relevante para a invalidação dos resultados aqui apresentados, porém é necessário uma permanente revisão, manutenção e atualização dos dados correspondentes, visando a obtenção de um cadastro continuamente consistente. Foi utilizado hipóteses para formação do grupo familiar que se encontra na Avaliação Atuarial. 3. ATIVO LÍQUIDO DO PLANO O ativo líquido do plano informado de R$ 11.795.906,80 (onze milhões, setecentos e noventa e cinco mil, novecentos e seis reais e oitenta centavos) em 01 de junho de 2008, conforme informações fornecidas pelos dirigentes municipais. 4. RENTABILIDADE DOS ATIVOS O Regime Previdenciário do Município de Beberibe está, atualmente, adequado às exigências legais oriundas do novo marco regulador da previdência do setor público. Porém segue em estudo a possibilidade de buscar melhor rentabilidade visando a diminuição do Déficit Atuarial, sempre mantendo as aplicações de acordo como marco regulatório. A rentabilidade atual dos investimentos do municiípio de Beberibe está auferindo 10,44% aplicado em fundo de investimento composto exclusivamente por títulos da Letras Financeira do Tesouro. 5. CUSTEIO DO PLANO E EXPECTATIVA DE EVOLUÇÃO FUTURA O atual plano de custeio entrou em vigor vigência a partir de março de 2006 com alíquotas ao ente municipal de 11,00% e aos servidores ativos, inativos e pensionistas de 11,00%. A alíquota necessária para equilibrar atuarialmente o Regime Previdenciário do Município de Beberibe, no que concerne aos benefícios a serem acruados a partir de 01 de junho de 2008, foi estimada em 24,28%, líquidas das despesas administrativas. Os custos suplementares são destinados para amortizar o passivo atuarial não fundado do plano. Entende-se como passivo atuarial não fundado, a discrepância que se desenvolve entre os ativos do plano e o passivo atuarial determinado prospectivamente. Logo, o custo suplementar é o “custo normal” do plano destinado à amortização do Valor Presente Atuarial dos Benefícios Futuros da idade atual até a idade de aposentadoria. A insuficiência dos custos normais para amortizar o Valor Presente Atuarial dos Benefícios Futuros cria um passivo não fundado que, em troca, gera um custo suplementar. Este custo suplementar, mensurado em 01 de junho de 2008, de acordo com a alíquota encontrada na Avaliação Atuarial, é de R$ 2.623.530,31 (dois milhões, seiscentos e vinte e três mil, quinhentos e trinta reais e trinta e um centavos). Considerando o prazo máximo de 35 anos para a integralização das Reservas a Amortizar, estabelecido pelo Anexo I da Portaria nº. 4.992, de 05 de fevereiro de 1999, este valor representa, utilizando a alíquota encontrada na Avaliação Atuarial, é 2,28% perfazendo um custo total de 24,28% da folha de remuneração de contribuição dos servidores ativos, liquida da despesa administrativa. Como forma de manter o equilíbrio financeiro-atuarial é sugerido a adoção de uma Política de Investimento mais arrojado para alcançar uma rentabilidade anual de 11,63%. Está meta poderá ser facilmente atingida não necessitando de uma alteração da atual alíquota para financiar o Déficit Atuarial. Portanto, entendemos que o atual plano de custeio da Caixa de Aposentadoria e Pensão dos Servidores de Beberibe tem como sustentar todos os pagamentos futuros com benefícios junto a sua massa de participantes e assistidos. 6. DÉFICIT ATUARIAL A diferença entre o Ativo Líquido e as Provisões Matemáticas, utilizando a alíquota de equilíbrio sugerida na Avaliação Atuarial, da Caixa de Aposentadoria e Pensão dos Servidores de Beberibe, foi mensurada a 01 de junho de 2008 em R$ 2.623.530,31 (dois milhões, seiscentos e vinte e três mil, quinhentos e trinta reais e trinta e um centavos). As principais causas, i) a insuficiência das contribuições anteriores a atual alíquota, ii) a não fundação do Passivo Atuarial Inicial referente aos participantes da Caixa de Aposentadoria e Pensão dos Servidores de Beberibe quando de sua instituição, pois a compensação financeira junto ao RGPS não funda por completo essas obrigações, iii) às Perdas e Ganhos Atuariais, oriundas do descompasso entre ativo e passivo, devido a não confirmação de alguma hipótese atuarial e iv) outras razões. Visando corrigir os problemas, apontados acima, evitando a entrada em insolvência da Caixa de Aposentadoria e Pensão dos Servidores de Beberibe, sugere-se a adoção das seguintes medidas, i) ajustar a atual alíquota de contribuição à sugerida nesta Avaliação Atuarial; ii) a busca de uma melhor rentabilidade financeira. 7. EXPLICAÇÃO DAS DIVERGÊNCIAS QUANTO AOS DRRA ANTERIORES Quadro 1: Variações do Quantitativo de participantes Discriminação Quantitativo de Participantes Ativos Inativos Pensionistas Av atuarial 2006 683 60 17 Av atuarial 2007 914 60 17 Av atuarial 2008 1.116 95 20 FONTE: MPAS Quadro 2: Variações dos Salários e Benefícios Médios Discriminação Salários e Benefícios Médios Ativos Inativos Pensionistas Av atuarial 2006 R$ 467,53 R$ 374,40 R$ 377,75 Av atuarial 2007 R$ 736,25 R$ 393,12 R$ 396,64 Av atuarial 2008 R$ 749,79 R$ 552,59 R$ 559,28 FONTE: MPAS Quadro 3: Variações das Folhas de Salários e Benefícios Discriminação Folha de Salários e benefícios Ativos Inativos Pensionistas Av atuarial 2006 R$ 319.320,68 R$ 22.464,00 R$ 6.421,80 Av atuarial 2007 R$ 672.933,11 R$ 23.587,20 R$ 6.742,89 Av atuarial 2008 R$ 836.769,56 R$ 52.495,75 R$ 11.185,63 FONTE: MPAS Dos dados dispostos nos quadros acima pode ser feita a seguinte análise: • Aumento da folha de pagamento, ocasionado por um aumento do valor médio dos salários e, principalmente, da quantidade de servidores; • Aumento da folha de pagamento dos inativos e pensionistas em virtude do aumento da média dos salários, em virtude do reajuste inflacionário, e da quantidade de beneficiários. Variação no custo previdenciário Quadro 4: Variação do Custo Normal CUSTO NORMAL Av atuarial 2006 Av atuarial 2007 Av atuarial 2008 Aposentadorias com reversão ao dependente 13,39% 13,96% 15,47% Invalidez com reversão ao dependente 3,09% 0,68% 0,78% Pensão de ativos 4,21% 4,96% 1,38% Auxílios 1,31% 2,40% 2,36% CUSTO ANUAL LÍQUIDO NORMAL 22,00% 22,00% 20,00% Administração do Plano 2,00% 2,00% 2,00% CUSTO ANUAL NORMAL TOTAL 24,00% 24,00% 22,00% FONTE: MPAS Quadro 5: Variações dos Valores de Reservas e Ativo do Plano Reservas Matemáticas (RMBaC + RMBC) Av atuarial 2006 Av atuarial 2007 Av atuarial 2008 (-) Reserva Matemática de Benefícios Concedidos (RMBC) R$ 5.837.418,20 R$ 6.012.540,74 R$ 7.613.876,33 (-) Reserva Matemática de Benefícios a Conceder (RMBaC) R$ 15.972.846,31 R$ 22.330.827,89 R$ 16.110.943,70 Reservas Matemáticas (RMBaC + RMBC) R$ 21.810.264,51 R$ 28.343.368,63 R$ 23.724.820,03 (+) Compensação Previdenciária R$ 4.665.005,11 R$ 8.863.509,71 R$ 9.305.382,92 (+) Ativo Líquido do Plano R$ 8.680.306,21 R$ 10.436.593,96 R$ 11.795.906,80 (-) Reservas Matemáticas a Constituir R$ 8.464.953,19 R$ 9.043.264,96 R$ 2.623.530,31 FONTE: MPAS Quadro 6: Variações dos Percentuais de Custo Previdenciário com Despesa Administrativas CUSTO Av atuarial 2006 Av atuarial 2007 Av atuarial 2008 Custo Normal 24,00% 24,00% 22,00% Custo Suplementar em 35 anos 17,13% 9,35% 2,28% Custo Total 41,82% 33,35% 24,28% FONTE: MPAS Dos dados dispostos nos quadros acima, podem ser feitas as seguintes análises: • Aumento da Reserva Matemática dos Benefícios Concedidos em virtude do aumento da quantidade dos beneficiários e da média destes benefícios; • Redução da Reserva Matemática dos Benefícios a Conceder em virtude do aumento do Valor Presente Atuarial dos Salários em virtude do aumento da folha de pagamento e consequentemente houve um aumento das contribuições a serem vertidas a CAPESB. Com relação aos Benefícios a Conceder, houve uma redução devido ao aumento da hipótese de inflação que gerou um aumento da rentabilidade média nominal, mesmo ocorrendo um aumento da folha, apesar deste aumento não gerar um aumento na mesma proporção aos benefícios, como acontece com as contribuições a serem vertidas. • Aumento da Compensação Previdenciária em virtude do aumento da folha de pagamento e da média dos valores dos benefícios. 8. CONCLUSÕES De acordo com, i) a legislação vigente que tange os RPPS, ii) as informações prestadas pela Prefeitura Municipal de Beberibe, iii) o rol de benefícios do Regime Previdenciário do Município de Lagoa de Roça, e iv) as hipóteses e método atuarial de avaliação e custeio adotado, observamos que o respectivo regime, sob o enfoque atuarial, encontra-se equilibrado, conforme retratado abaixo: o Manutenção da atual alíquota de contribuição de 22,00%, sendo 11% para o servidor e 11,00% para o ente municipal, com as despesas administrativas; o Adoção de uma Política de Investimento mais agressiva que busque uma rentabilidade de 11,63% ao ano. Portanto, é imprescindível a implementação da solução proposta neste Parecer Atuarial para a instalação do equilíbrio atuarial acima citado. Fortaleza, 10 de junho de 2008. ARIMA Consultoria Atuarial, Financeira e Mercadológica Ltda. Túlio Pinheiro Carvalho Atuário Membro do Instituto Brasileiro de Atuária – MIBA 1.626

QUADRO 7 - Certificado

Certifico para os devidos fins, que este Demonstrativo representa o Resumo do Cálculo Atuarial por mim realizado, sendo os resultados de minha inteira responsabilidade para quaisquer aspectos legais.

7.1 Atuário Responsável pela Avaliação
Nome: Tulio Pinheiro Carvalho
MIBA: 1626
CPF: 85254789387
Correio eletrônico: tulio@arimaconsultoria.com.br
Telefone: (085) 30828310
Data: 18/12/2017
Assinatura: _____________________________

Certifico para os devidos fins, que este é o Demonstrativo Oficial, referente ao exercício em questão, estando ciente das informações repassadas pelo atuário responsável técnico.

7.2 Representante Legal do RPPS
Nome: Eliesete Miranda da Câmara Lima
Cargo: Diretora
CPF: 88043649391
Correio eletrônico: capesb.beberibe@hotmail.com
Telefone: (085) 33381604
Data: 18/12/2017
Assinatura: _____________________________

Avisos:
O preenchimento do campo "Descrição da População Coberta" é obrigatório
O campo "Taxa de Juros Real" deve ter valor maior que 0 e menor que 6
O campo "Projeção de Crescimento Real do Salário por Produtividade" deve ter valor maior que 0 e menor que 1
O campo "Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O preenchimento do campo "Valor Atual do Resultado Atuarial - Capitalização" é obrigatório
O campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O preenchimento do campo "Custo normal base de Incidência das Contribuições do Ente Público" é obrigatório
O preenchimento do campo "Custo Suplementar base de Incidência das Contribuições do Ente Público" é obrigatório



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