Logo Marca do Ministério da Previdência Social  
    Últimas notícias    Notícias da semana    Busca de notícias    Navegação facilitada   Expediente    
     
Página inicial  | Mapa do site | Ouvidoria  | Fale Conosco


  Notícias
12:51  -  09/08/2011
JACOBINA/BA: Café da manhã é exemplo de boas práticas no INSS  
Projeto beneficia trabalhadores rurais  
De Salvador (BA) – Na Agência da Previdência Social (APS) em Jacobina (BA), os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) residentes na região têm um tratamento especial. A unidade instalada na rua Sílvio Dias Pires, s/nº, bairro Estação, oferece café da manhã a quem aguarda atendimento. A prática diária completa um ano nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, com um cardápio especial, servido a partir das 8h.

No decorrer de um ano, os três integrantes do Núcleo Local de Educação Previdenciária da Agência Jacobina transformam a prática em projeto social, focando, principalmente, os segurados do INSS residentes nas zonas rurais de 13 municípios da região. De acordo com os idealizadores do projeto, quem mora na zona rural acorda muito cedo quando precisa do atendimento previdenciário, devido às poucas opções de transporte.

O analista do Seguro social e educador previdenciário, Ricardo Sampaio, lembra que, certa vez, estava atendendo uma segurada que disse estar com fome, pois havia saído de casa de madrugada, sem comer nada. Por este motivo Sampaio encontrou dificuldades em concluir o atendimento. “A vida no sertão não é fácil. Há muita pobreza e carência de recursos”.

A partir daí, o analista observou que muitos dos serviços oferecidos no INSS em Jacobina estavam sendo prejudicados devido à má alimentação dos cidadãos. Com a equipe, buscou ajuda para oferecer a primeira refeição do dia aos segurados. Hoje o café da manhã é custeado pelos sindicatos rurais de Jacobina, Caem, Saúde, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Quixabeira, Serrolândia, Várzea do Poço, Mirangaba, Várzea Nova, Ourolândia e Umburanas.

Em 2010, o projeto da equipe de Educação Previdenciária da Agência da Previdência Social em Jacobina, vinculada à Gerência-Executiva do INSS em Juazeiro (BA), foi inscrito no Prêmio de Boas Práticas Previdenciárias, sendo certificado pelo Ministério da Previdência Social. Sampaio ressalta que, a princípio, o café da manhã era apenas uma proposta de solução e hoje é um projeto, o único no País. “Nos sentimos orgulhosos por melhorar o dia de quem mais precisa”.

Informações para a imprensa
Ivan Cláudio
(71) 3319-4725
(71) 32433261
ACS/BA
 
  
Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
  
Veja mais notícias relacionadas a este Assunto!

» Mais Notícias «