Logo Marca do Ministério da Previdência Social  
    Últimas notícias    Notícias da semana    Busca de notícias    Navegação facilitada   Expediente    
     
Página inicial  | Mapa do site | Ouvidoria  | Fale Conosco


  Notícias
11:58  -  08/10/2010
SERVIÇO: Agendamento pela internet facilita atendimento nas agências  
Agência Eletrônica do site da Previdência Social recebe mais de um milhão de visitas por mês  
Da Redação (Brasília) – A página da Previdência Social na internet oferece ao cidadão 48 serviços e links informativos, cobrindo desde a inscrição de novos segurados até a solicitação dos benefícios mais requeridos, como aposentadoria por idade ou tempo de contribuição. A adoção cada vez mais intensa da tecnologia tem como objetivo desburocratizar o atendimento ao segurado, evitando que ele se desloque desnecessariamente a uma agência, e melhorar o atendimento. A cada mês, mais de um milhão de cidadãos acessam a página.

Os serviços e informações on line estão agrupados na Agência Eletrônica do Segurado e na Agência Eletrônica do Empregador, localizadas no centro da página inicial do portal www.previdencia.gov.br. Os dois espaços foram projetados para facilitar a navegação, inclusive com acessibilidade para pessoas com deficiência. Os serviços mais procurados estão dispostos em destaque.

O atual formato da Agência Eletrônica foi disponibilizado ao público em 2008 e integra os esforços da Previdência Social na busca de alternativas tecnológicas para facilitar o atendimento e encontrar soluções eletrônicas em favor do cidadão. A eficácia da iniciativa rendeu à Previdência, em abril deste ano, o 4º Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica, na categoria governo, do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), FGV Projetos e Sebrae/RJ.

Inscrição – Quem entra no portal www.previdencia.gov.br já visualiza, logo no topo da página, ao centro, link para a pessoa que ainda não é segurada fazer a inscrição na Previdência Social. O espaço traz esclarecimentos sobre quais são os tipos de segurados, quais são os documentos necessários para fazer a inscrição, as formas de contribuição, quem pode ser incluído como dependente e o tempo de carência necessário para requerer cada tipo de benefício previdenciário.

A Agência Eletrônica está postada logo abaixo, e foi dividida em duas partes para facilitar o acesso para trabalhadores e empregadores. Na Agência Eletrônica do Segurado, o empregado, o contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico ou segurado especial podem agendar atendimento em uma Agência da Previdência Social para requerer benefícios, como a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, salário-maternidade, pensão por morte ou benefício assistencial. Também pode marcar dia e hora para a realização de perícia médica necessária à concessão de auxílio-doença, bem como consultar a data e a hora de exames anteriormente agendados.

Outras opções para o segurado são fazer a simulação do valor de aposentadoria, obter o extrato de pagamento de benefício e o extrato previdenciário, com todas as informações sobre seus vínculos empregatícios e contribuições ao INSS.

Informações – O cidadão que fizer agendamento eletrônico no site www.previdencia.gov.br também pode encontrar na Agência Eletrônica do Segurado a lista completa dos documentos solicitados pela Previdência Social para cada tipo de benefício, o que facilita e agiliza o atendimento na APS na data e hora marcadas.

Outras informações disponíveis ao segurado são as tabelas de pagamento e de reajuste de benefícios, a tabela de contribuição mensal e de contribuição em atraso, além da Carta de Serviços do INSS, documento que informa ao cidadão sobre como usufruir dos serviços da Previdência Social e esclarece quais são os compromissos e padrões de qualidade do atendimento previdenciário.

Empregador – O site da Previdência Social também oferece diversos serviços na Agência Eletrônica do Empregador. Nesse espaço as empresas podem fazer o cadastro da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT); calcular contribuições e emitir a Guia da Previdência Social (GPS) para contribuintes individuais, facultativos, empregados domésticos e segurados especiais. O empregador doméstico encontra orientação sobre as formas de contribuir e como fazer os recolhimentos ao INSS.

Legislação – Tanto trabalhadores quanto empregadores podem encontrar no portal todas as leis, decretos e demais normas relativas à Previdência Social. Ao clicar no link “Legislação”, situado no lado esquerdo da página, o cidadão tem acesso ao Sistema de Legislação da Previdência Social (Sislex), que permite pesquisas detalhadas. No mesmo espaço estão disponíveis todas as tabelas de atualização monetária dos salários-de-contribuição para apuração do salário-de-benefício, desde o ano de 2006.

Ouvidoria – O cidadão pode fazer reclamações, denúncias, sugestões e elogios clicando no link “Ouvidoria-Geral”, localizado no lado esquerdo da página. Quando registra uma manifestação, o usuário recebe um código, que o permite acompanhar o trâmite de seu pleito. Quando a demanda é resolvida, pela própria Ouvidoria-Geral da Previdência Social ou por uma das áreas solucionadoras do INSS, o cidadão recebe a resposta definitiva por e-mail.

Informações para a Imprensa
Rilton Pimentel
(61) 3317-5113
ACS/MPS
 
  
Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
  
Veja mais notícias relacionadas a este Assunto!

» Mais Notícias «