Logo Marca do Ministério da Previdência Social  
    Últimas notícias    Notícias da semana    Busca de notícias    Navegação facilitada   Expediente    
     
Página inicial  | Mapa do site | Ouvidoria  | Fale Conosco


  Notícias
11:52  -  11/08/2005
PREVIDÊNCIA: Estudantes devem pensar no futuro  
Seguro Social é garantia de renda em caso de necessidade  
De Florianópolis (SC) - Estudar, no imaginário de grande parte dos jovens, é o meio mais seguro de garantir uma vida promissora. É comum ver moças e rapazes preocupados com o mercado de trabalho, pensando nas responsabilidades da fase adulta. Mas é necessário pensar num futuro mais distante.

Apenas as pessoas economicamente ativas são obrigadas a pagar o INSS. Contudo, o estudante também pode contribuir para garantir o futuro.

Nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante e o INSS esclarece os jovens sobre a possibilidade de contribuirem com a Previdência Social antes mesmo de começar a vida profissional. Para isso a a idade mínima é de 16 anos.

“É importante o estudante se filiar, pois adquire direito aos benefícios que a instituição oferece, além de contar tempo para a aposentadoria”, explica Eliane Schmidt, superintendente do INSS em Santa Catarina. Para se aposentar é necessário 30 anos de contribuição para as mulheres e 35 para os homens.

O contribuinte facultativo também tem direito aos seguintes benefícios, desde que respeitado o período de carência: auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio reclusão e as aposentadorias por invalidez, por idade e por tempo de contribuição.

Alguns estudantes são conscientes sobre a importância da contribuição à Previdência, como é o caso de Fernando Clasen, de 25 anos, mestrando em Engenharia Mecânica. Em 2002, seu pai o inscreveu como contribuinte facultativo e, desde então, nunca deixou de contribuir. Hoje, Clasen tem a consciência de que contribuir com o INSS é uma garantia. “Para mim, o maior resultado de pagar o INSS, antes de começar a trabalhar, é o de agregar tempo de serviço".

Inscrição - Para se inscrever como segurado facultativo não é preciso ir até uma de nossas agências. Basta acessar o site wwww.previdencia.gov.br – no link “Trabalhador sem Previdência” - ou ligar para o PREVFone por meio do número 0800 780191. É necessário ter em mãos carteira de identidade e CPF. A taxa cobrada na guia de recolhimento é de 20% da renda declarada. (Carolina Madeira e estagiária Roberta Kremer)
 
  
Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
  
Veja mais notícias relacionadas a este Assunto!

» Mais Notícias «